Atividade em grupo pode combater

Influência dos amigos exerce um fator motivador para exercício

Os exercícios em grupo beneficiam as relações sociais e interpessoais, afastam a indisposição e propiciam a troca de informações, angústias e conquistas texto: Camilla Muniz | foto: marcelo gigante
Os exercícios em grupo beneficiam as relações sociais e interpessoais, afastam a indisposição e propiciam a troca de informações, angústias e conquistas
texto: Camilla Muniz | foto: marcelo gigante

Nem sempre é fácil deixar a vida sedentária para trás. Um remédio eficaz – e nada amargo – é convidar os amigos para fazer exercícios. Segundo a psicóloga Paula Pegado, a influência do grupo exerce um fator motivador para muitas pessoas, o que deixa a experiência mais agradável. No melhor dos casos, o sedentário pode até descobrir que gosta mesmo de esportes.
“Existem estudos que mostram que a influência da massa pode ser positiva ou negativa. Quando está em grupo, a pessoa se sente mais confiante e apoiada. Acaba revelando características que não apresentaria sozinha. No caso dos esportes, assume um papel motivacional e impulsionador”, afirma Paula Pegado.
De acordo com a psicóloga, a motivação pode ser interna – quando o desejo de se exercitar vem da própria pessoa – ou externa – quando vem de um técnico ou preparador físico.
Usando essa lógica, a personal trainer Fernanda Machado, de 31 anos, criou o projeto ‘Todos os verões’, que promove treinos em grupo nos fins de semana e feriados. Quando uma corrida importante é marcada na cidade, ela monta uma tenda com café da manhã e massagista. O objetivo é que mulheres se conheçam e troquem ideias.
“Quem não tem tanta apreciação pelo exercício físico é estimulado pela evolução dos amigos. As pessoas trocam dicas de atividades e de alimentação também”, explica Fernanda.
Há quatro anos, ela e a prima montaram um grupo no Facebook para orientar as mulheres da família a fazerem exercícios e terem uma alimentação saudável. A ideia conquistou amigas e conhecidas, e, quando viram, 500 pessoas já pediam os seus
conselhos.

uma perda de 17 kg em 8 meses

Quem aderiu à moda de fazer exercícios em grupo é a coordenadora comercial Ellen Araujo, de 36 anos. Ela mora em Curitiba, no Paraná, mas vem ao Rio para os encontros do projeto há mais de um ano. Em oito meses, perdeu 17 quilos e acabou virando um exemplo para os amigos.
“Sempre fui preguiçosa para exercícios. Até descobrir como é melhor fazê-los em grupo. Nós conversamos, trocamos dicas de alimentação e de roupas de ginástica. É uma terapia. Melhora o nosso astral. Depois que emagreci, consegui convencer 13 pessoas a começarem a correr comigo”conta.

18---Atividade-em-grupo-(2)