Apague de vez o vício do seu dia a dia do cigarro

Estima-se que o tabaco mate mais da metade de seus usuários

texto: Ana Paula Blower/ infoglobo | foto: divulgação

Hoje é dia de cumprir promessas, como parar de fumar. Motivos para isso não faltam, o principal pode ser que o tabagismo é o fator de risco para doenças como câncer e enfarte mais possível de ser prevenido. Na última semana, foi lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo para conscientizar a população justamente sobre a importância de largar o cigarro. Para ajudar, listamos ao lado cinco passos para se livrar do vício.
Quem já tentou parar sabe como é difícil. O infectologista Bernardo Almeida explica que há dois tipos de dependência ao tabagismo. A física é causada pelas substâncias químicas do cigarro, principalmente a nicotina, que é como outras drogas psicotrópicas. Apesar de causarem uma sensação agradável ao cérebro no início do uso, a longo prazo, para atingir a mesma sensação, o fumante precisará de doses cada vez maiores.
A segunda forma é a psicológica. É muito comum associar o cigarro a um momento específico do dia, como após o almoço ou com um cafezinho.
“Entender qual o grau de dependência é fundamental para estabelecer uma estratégia individualizada para cessar o vício”, afirma o infectologista da Hi Technologies.
Ele destaca que o primeiro passo para conseguir parar é querer. De acordo com Almeida, é muito difícil ajudar alguém ou propor o tratamento para quem não quer largar o cigarro. Depois, deve-se buscar um auxílio, já que é raro conseguir por conta própria.
“O tratamento pode ser de diversas formas. As principais são as repositoras de nicotina ou um tratamento de medicamentos que existem no mercado para isso”, afirma Elie Fiss, pneumologista da Cia. da Consulta.

• SAIBA MAIS
Efeitos prejudiciais: segundo o pneumologista da Cia. da Consulta Elie Fiss, entre os principais efeitos do tabagismo, além da dependência, estão as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, que é o enfisema pulmonar, câncer de pulmão, entre outras. Doenças cardiovasculares, como enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC), são outros malefícios.