A nova série da Netflix é um sucesso mundial: Wandinha

A personagem principal “arrebatou” toda uma nova geração de fãs

A série “Wandinha”, da Netflix, naturalmente e rapidamente tornou-se um dos programas mais assistidos da plataforma de streaming. A trama sai do núcleo familiar (a história foi criada em 1938 por Charles Addams) e se concentra em acompanhar a garotinha Wandinha, Wednesday em inglês, interpretada com competência pela atriz Jenna Ortega, entrando na adolescência enquanto tenta entender seu lugar no mundo.

Fazer uma releitura de um clássico (do qual muitas versões foram produzidas para a TV e cinema) é um trabalho desafiador. De um lado, existe um público maduro e tradicional que, embora tenha acompanhado a história quando jovem, hoje tem opiniões e gostos mais estruturados e que não aceitam tantas mudanças. Do outro, temos os jovens de hoje que não conhecem ou pouco sabem sobre A Família Addams, mas precisam ser fisgados se a série quiser ter bons números de audiência. E, diga-se, nesse segundo grupo Wandinha está “nadando de braçada” arrebatando toda uma geração. A série é ambientada na escola Nunca Mais, trazendo dilemas adolescentes mesclados a mistérios e assassinatos. Já vimos isso em diversas séries, um bom exemplo foi no drama “Yellowjackets”, uma das melhores séries de drama adolescente do ano. A nova versão de “Pretty Little Liars”, subintitulada “Pecado Original”, também é um destaque positivo, mas até sua antecessora pecou pela repetição.

“Wandinha” repete receitas e pode até soar simplista, mas a originalidade vinda da Família Addams é um atrativo que, por si só, dá opções para o roteiro fazer mais e adaptar o que funciona ou não. E tudo isso garante um rótulo, sem medo de errar, de “imperdível“ à essa primeira temporada.

Entrevista: Jenna Ortega surpresa com interesse em Wandinha

Jenna Ortega, de apenas 20 anos de idade, atriz norte-americana com ascendência mexicana e porto-riquenha, está em alta. A série “Wandinha”, na qual ela interpreta o papel principal, é sucesso absoluto em todo o mundo entre os adultos e principalmente entre os adolescentes. Ela já foi estrela dos Canais Disney, participou do filme Homem de Ferro 3, da Marvel e nesse ano estrelou também o filme Pânico 5.

Mas realmente o papel de “Wandinha” está mudando sua vida e sua carreira. O número de entrevistas que vem concedendo é gigantesco. E suas falas, gestos e danças estão ‘viralizando’ nas redes sociais de forma exponencial.

Um dos vídeos virais é aquele da dança. E, por incrível que pareça, Jenna não havia gostado do resultado inicial e pretendia regravar a cena da série. Só não o fez porque foi dignosticada com Covid-19.

“Duas noites antes [das filmagens], percebi que tinha que montar alguma coisa… Foi uma loucura, porque na verdade foi meu primeiro dia com Covid, então foi horrível gravar”, disse a atriz para a revista NME, assegurando que só soube do seu diagnóstico dias depois de gravar, quando precisou ficar em isolamento e não pôde regravar as cenas. “Pedi a eles para regravar, mas não tivemos tempo”, acrescentou Jenna. Ela também afirmou que se inspirou na cantora Siouxsie Sioux – vocalista da banda de rock inglesa Siouxsie & The Banshees. – para realizar os movimentos de dança.

Já em outra entrevista, agora à revista “The Face”, Jenna confessou que se sente honrada de seguir os passos de Christina Ricci (atriz que interpretou Wandinha nos anos 90). “Christina é uma lenda”, afirmou. “A personagem não seria tão grande se não fosse por sua atuação. Eu sei que não posso derrubar ninguém e tenho que fazer diferente, mas o roteiro também lembra muito ela, então como posso pegar isso e mudar do meu jeito?”, comentou.

Jenna Ortega também está surpresa com o nível de interesse do público: “eu não percebi isso na época, e talvez tenha sido ingênua, porque Tim Burton (diretor da série) está ligado a isso, mas eu não percebi que tantas pessoas se importariam com o projeto… Sinto que os nervos estão voltando ainda mais porque não sei se fiz um bom trabalho. Estou em quase todas as cenas. Sinto que ainda estou aprendendo coisas sobre ela todos os dias – fico deitada a noite toda olhando para o teto tipo, eu poderia ter feito isso, por que não fiz isso? É uma espécie de pesadelo”, disse a atriz.

E recentemente a própria Christina Ricci, hoje com 42 anos de idade e que também participa da Série “Wandinha” como a professora Marylin Tornhill comentou que ‘cada geração deveria ter sua própria versão de Wandinha’.

“Eu amo o espírito com que eles estavam fazendo a série. Realmente retém muito do espírito de Wandinha – aquela dignidade, aquela jovem autoconfiante que sabe quem ela é e não vai mudar ou agradar outras pessoas. Acho ótimo. Cada geração deveria ter sua própria Wandinha”, justificou Christina.

Catherine Zeta-Jones que interpreta a mãe de Wandinha, Mortícia Addams na série, está animada com a repercussão: “canalizei Morticia muitas vezes na minha vida e agora posso interpretá-la dirigida pelo incomparável Tim Burton… Estou muito animada! Reunindo-me com Luis Guzmán como Gomez, e a fabulosa Jenna Ortega . Mal posso esperar”, indicou antes da estreia mundial.

Foto: Divulgação