À FLOR DA PELE – Bijus em adesivos

Metalizadas, as flash tattoos enfeitam neste verão

Elas são bijuteria e tatuagem ao mesmo tempo, e já estão na pele de muitas mulheres. Depois de enfeitar famosas como Beyoncé, Jennifer Lopez e a top brasileira Alessandra Ambrósio no verão do Hemisfério Norte como acessórios que lembram colares, pulseiras e anéis – ou simplesmente como um desenho transado colocado em um lugar estratégico -, as flash tattoos são a mania do momento e prometem vingar como a sensação do quente carnaval carioca.
“Normalmente, usamos as tatuagens removíveis em lugares onde faríamos uma permanente, como braços e cóccix. Nos outros pontos do corpo, vale pensar em desenhos com formato de joia mesmo. Essa também é uma maneira de valorizar a própria silhueta”, ensina a consultora de moda Andreia Mirón.
Adepta da mania, a empresária Sophia Marins, de 30 anos, gostou tanto de usar as flash tattoos que começou a vendê-las.
“Adoro tendências! Vi as celebridades usando e fui pesquisar para saber onde comprava. Depois que testei em mim, comecei a vender também” conta. “Parece que a pessoa está usando uma joia, mas não está. Combina muito com o clima de praia.
Por serem temporárias, as flash tattoos são fáceis de aplicar. Basta colar o desenho sem o plástico na pele, umedecer por 30 segundos e remover o papel. Ela dura de 4 a 6 dias. Leitoras que já entraram na moda nos contam suas impressões.

A Dermatologista

Apesar de serem tatuagens temporárias, as flash tattoos também precisam ser cuidadas para que não aconteça nada de ruim com a pele quando o desenho for removido. “A reação alérgica é individual, não podemos descartar riscos no organismo. O ideal seria fazermos um teste de contato, que é a utilização desta tatuagem por 48 horas em algum lugar da pele que seja protegido do sol. Caso não haja vermelhidão, inchaço ou coceira, provavelmente a pessoa não apresenta alergia a ela”, ensina a dermatologista Gabriella Albuquerque. Como o desenho sai com produtos oleosos ou removedores, o uso do protetor solar é restrito: “sugiro usar em spray, que não fica concentrado, ou evitar a exposição ao sol na região. O ideal é ficar debaixo da barraca nos primeiros dois dias de uso para que a tatuagem não deixe marcas na pele quando for removida”.

A Consultora de moda

Não dá para sair colando as flash tattoos no corpo aleatoriamente. Segundo a consultora de moda Andreia Morón, há significados: “cada lugar cria uma mensagem. No colo é feminilidade; no braço, força; no ventre, quer reforçar a necessidade de uma feminilidade relacionada à procriação; no cóccix, postura ereta diante da vida; nas pernas, mostra que você segue seus passos, é firme em suas decisões”. No quesito estilo, a colocação das tatuagens funciona como um acessório. No entanto, devido ao tempo de permanência na pele, as roupas é que devem combinar com as tattoos e não o contrário: “para não criar uma poluição visual, é preciso pensar no que vestir. O lema é ‘menos é mais’. Se a ‘joia’ é para ser destacada, invista em peças minimalistas, mais simples, com formas mais retas e monocromáticas. Pense sempre em não mais que três cores no look, pois o desenho colado sobre a pele é que é a tônica. Na região dos pés, outro ponto importante: tem que pensar duas vezes antes de colocar a tatuagem, para não haver problemas quanto ao uso do sapato. A peça do vestuário tem que conversar com a sua joia, colocada em um lugar daquela região, só que mais exposto”.

NM140215_19