11ª edição Congresso de Jazz Dance

Entre dias 27 de abril e 1 de maio acontece a 11ª edição com grandes nomes da dança internacional

O 11º Congresso Internacional de Jazz Dance tem a participação de 150 alunos. Com direção artística de Erika Novachi e Marcela Benvegnu, acontece de 27 de abril a 1 de maio, em Indaiatuba/SP e recebe pela primeira vez no Brasil grandes nomes da dança internacional. Este evento integra as comemorações do Dia Internacional da Dança, 29 de abril.
Dividido entre aulas práticas e teóricas, o Congresso traz ao país quatro nomes internacionais e seis nacionais para ministrar aulas. Bill Prudich, de Los Angeles, da EDGE Performing Arts ministrará aulas de técnica. Depois de coreografar um número do premiado La La Land (Oscar de melhor filme em 2017) e de preparar Betty Midler para viver a protagonista de Hello, Dolly! na Broadway, ele volta ao Congresso. Parceiro do evento há alguns anos ele oferece uma parceria para bolsas de estudo internacionais para os alunos participantes em sua Escola em Los Angeles. Conheça o Bill: https://www.youtube.com/watch?v=pVtoda9JCMA.
Pela primeira vez estão Yin Yue, Nicholas Palmquist e Terri Best. Yin é bailarina, coreógrafa e diretora artística da Yin Yue Dance Company, de Nova York, e vem ao Brasil pela primeira vez com a sua FoCo Technique. Nascida e criada em Xangai, China, treinou rigorosamente dança clássica e folclórica chinesa na Shanghai Dance School. Depois de concluir o curso de Dança na Tisch (NYU, 2008) ganhou reconhecimento do mundo da dança pela criação de uma técnica de dança (FoCo) particular – que usa os isolamentos do corpo força, peso, potência, velocidade, fluidez, entre outros. Já Nicholas Palmquist é um bailarino e coreógrafo americano que vem ao Brasil pela primeira vez para aulas de Musical Theatre. Professor da Steps on Broadway, em Nova York, é convidado da Broadway Dance Center, do Complexions Summer Intensive (Desmond Richardson) e do Jump Tour.
Para fechar o time de internacionais está Terri Best, bailarina, coreógrafa e professora de lyrical jazz. Ela que foi a principal bailarina da Los Angeles Jazz Dance Company nos anos 80, hoje tem a própria companhia: Terri Best Dance foi ganhadora do Prêmio Lester Horton de 2008 por Outstanding Achievement. “Ficamos felizes em podermos trazer ao país pela primeira vez nomes como estes. É uma responsabilidade grande e ao mesmo tempo é nosso compromisso com os participantes apresentar novos professores, novas possibilidades de corpo e também novos olhares para a nossa dança”, fala Erika Novachi, que ministra aulas de lyrical jazz no evento. “Com a grande procura abrimos um Daily Pass, que acontece no dia 28, na Galpão 1 Erika Novachi para que mais pessoas possam ter contato com os professores e vivenciarem parte dessa experiência”, fala Marcela Benvegnu.
Este ano o Congresso de Jazz Dance terá um dia dedicado ao universo do teatro musical com aulas de três dos maiores nomes do segmento no Brasil: Kátia Barros (Sunset Boulevard, Annie), Fernanda Chamma (A Pequena Sereia, Aparecida), e Alonso Barros (Peter Pan, A Noviça Rebelde). Ao final do dia eles se sentam para um bate-papo com os participantes para discutirem o teatro musical no Brasil.
Vale dizer que no dia 28, a Peridance Capezio de Nova York, uma das maiores escolas de dança do mundo, realiza sua primeira audição no país. Interessados entre 13 e 25 anos têm a chance de passar por um processo avaliativo com Yin Yue para bolsas de estudo e aprovação no programa de estudantes da escola. A audição acontece durante o Congresso de Jazz Dance e a escola é parceira do evento com duas bolsas de estudo para 20 aulas em sua sede, Nova York, em 2020.
O evento é do dia 27 de abril a 1 de maio, em Indaiatuba. Aulas práticas e teóricas acontecem no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella, Rua das Primaveras, 210, das 9h às 18h. Mais informações: www.congressodejazzdance.com.br.

 

TEORIA
“Desde a primeira edição acreditamos que a teoria é tão importante quanto a prática, pois é preciso pensar a dança, refletir sobre o que fazemos. Assim propomos reflexões acadêmicas com pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre jazz dance em universidades, mesas- -redondas, exibição de vídeos, além de palestras com diferentes temas que dialoguem com o jazz e uma entrevista pública que sempre apresenta uma personalidade que conta um pouco da sua trajetória para sabermos os caminhos que essa pessoa construiu e como isso se dá nos dias de hoje”, fala Marcela. “Ficamos felizes com o resultado do Congresso a cada ano por entender que ao unir teoria e prática ajudamos a preservar este estilo e também colaboramos para a evolução técnica de cada participante. Ano a ano trazemos linhas temáticas diferentes. Apresentamos às vezes foi esquecido, ao mesmo tempo em que lançamos tendências”, completa Erika.
Na área teórica duas palestras e um bate-papo completam o pensamento: Dickson Resstell ministra uma palestra sobre ‘Cenografia’ e Marcela Benvegnu sobre ‘História do Jazz Dance’, e após um bate-papo com o coreógrafo Bill Prudich.

 

Personalidades
O Congresso Internacional de Jazz Dance aconteceu pela primeira vez em Indaiatuba em 2009. Passaram pelo evento 52 personalidades da dança do país e do mundo: Alexandre Ribeiro, Ana Araújo, Andrea Spósito, Bill Prudich, Caio Nunes, Carlota Portella, Cecília Marta, Christiane Matallo, Cinthia Villas Boas, Cristina Cará, Derek Mitchel, Desmond Richardson, Edson Santos, Edy Wilson, Eliane Fetzer, Erika Novachi, Fabio Cardia, Fernanda Chamma, Francis Roach, Gilberto de Syllos, James Kinney, Jhean Allex, Jim Cooney, Jojo Smith, Josh Bergasse, Katia Barros, Luiz Coelho, Madalena Machado, Maíza Tempesta, Malaya, Marcela Benvegnu, Marly Tavares, Mery Rosa, Monique Paes, Nan Giordano, Nathan Trasoras, Nick Kenkel, Pat Taylor, Redha Beintenfour, Regina Dragone, Regina Sauer, Ricardo Scheir, Roberta Fontana, Ronnie Klebelewski, Rose Calheiros, Sheila Baker, Sue Samuels, Suzi Taylor, Talmai Fernandes, Vilma Vermon, Vivien Fortes e Zeca Rodrigues.

 

DIREÇÃO ARTÍSTICA
Erika Novachi, diretora residente da Galpão 1 Academia, de Indaiatuba, transita entre os principais festivais de dança do país. É professora e coreógrafa de Lyrical Jazz desde 1995, e bailarina. Atuou em companhias como o Grupo Raça (com direção de Roseli Rodrigues) e Companhia Dançar (com direção de Rose Calheiros). Vários prêmios como coreógrafa, destacam-se diversos primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville. É sempre convidada para ser jurada de mostras e competições de dança. Sua companhia, Galpão 1, já realizou diversas aberturas, como convidada, das noites do jazz dance do Passo de Arte. Em 2009 ministrou aula de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York, 2017, na Crossroad of Arts, em Los Angeles, California e 2018, na West London University, em Londres, Inglaterra. Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville. Atualmente assina a metodologia de jazz lírico da Lucianne Murta Escola de Ballet. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil. @erikanovachi.
Marcela Benvegnu é jornalista e pesquisadora de dança. Cursou o programa executivo da Harvard Business School (USA, 2018), é master em Mídia, Comunicação e Negócios pela University of California (USA, 2017), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Foi coordenadora de Educativo e Comunicação (2009-2017) e de Registro e Memória da Dança (2012-2014) da São Paulo Companhia de Dança. Atua como jurada, palestrante, crítica e jornalista convidada em eventos. Já ministrou palestra sobre história do jazz dance, na Broadway Dance Center, em Nova York (2009), na Crossroads of Arts, em Los Angeles, California (2017) e na West London University, Londres (2018). Dirige a MB – Consultoria e Imagem, uma agência voltada ao segmento da dança e é professora de Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal (Estácio, USCS). É diretora e organizadora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil. @mabenvegnu.