VW Up! é desafiado pelo Fiat Mobi

 O Up! leva a melhor no câmbio com engates mais justos

O Mobi é a mais nova aposta da Fiat que busca cada vez mais atrair os jovens e adeptos da cultura digital e se tornar primeira opção de compra fotos: divulgação
O Mobi é a mais nova aposta da Fiat que busca cada vez mais atrair os jovens e adeptos da cultura digital e se tornar primeira opção de compra
fotos: divulgação

O clima era de um passeio amistoso, tanto que os dois subcompactos compareceram vestindo branco. Mas, assim que saíram, a paz foi dando lugar à comparação das diferenças. Após dois anos no mercado e sem rival direto, o Up! ganhou a companhia do Mobi. Ambos têm motor 1.0, dimensões reduzidas (3,6 metros no Volkswagen e 3,57 metros no Fiat) e preços bastante salgados – com câmbio manual e propulsor aspirado, o veterano parte de R$ 33.520 e vai a R$ 46.990. Já o novato custa entre R$ 31.900 e R$ 43.800.
Para este comparativo, consideramos as versões intermediárias, Mobi Like On (a partir de R$ 42.300) e Move Up! (que começa em R$ 43.190). E a vitória ficou com o Volkswagen, que se mostrou superior ao Fiat em vários quesitos.
A começar pelo aproveitamento do (parco) espaço interno. Bem curta, à frente do Up!, com capô inclinado e entrada de ar pequena, resultou em uma cabine maior. Além disso, seus eixos ficam mais nas extremidades da carroceria. Por ser 12 cm maior na distância entre os eixos (2,42 m, ante 2,30 m no Mobi), o hatch da Volkswagen acomoda melhor os ocupantes do banco traseiro. Além disso, seu porta-malas também é mais amplo. São 285 litros, ante 235 l do bagageiro do Fiat, segundo informações das fabricantes.
Nesse quesito, a impressão é de que a diferença a favor do Up! é ainda maior. Os dois têm porta-malas versáteis, mas a prateleira do VW é mais prática do que a caixa do Mobi, batizada de cargo box.
O Fiat tem dianteira mais ‘em pé’, com grade e faróis volumosos. O conjunto transmite maior sensação de robustez, porém inova pouco em relação ao Uno, que cedeu ao novato a base mecânica.
Aí reside outro ponto negativo do Mobi. Enquanto o VW tem um moderno motor de três cilindros com 12 válvulas, comando duplo variável e bloco de alumínio, o Fiat chega com o velho conhecido quatro-cilindros, com apenas oito válvulas, comando simples e bloco feito de ferro.
Além de ser mais pesado que o do rival, o propulsor do Mobi não é tão eficiente. São 75 cv de potência e 9,9 mkgf de torque, ante, respectivamente 82 cv e 10,4 mkgf do VW (os dados são com etanol).
O Fiat das fotos deste comparativo é da versão Like, que traz rodas de aço com calotas, enquanto as da Like On são de liga leve. No caso do Up!, a configuração fotografada, White, agora só vem com motor turbo. Assim, não leve em conta as rodas de liga leve da unidade que aparece nas imagens. No Move Up!, elas são de aço.

A direção elétrica do VW é mais precisa que a hidráulica do Fiat Os dois têm bom acerto de suspensão, porém o Mobi é mais macio
A direção elétrica do VW é mais precisa que a hidráulica do Fiat
Os dois têm bom acerto de suspensão, porém o Mobi é mais macio