O ‘sobe e desce’ no mundo do automóvel

2016 foi ano de perdas, mas algumas montadoras têm muito a celebrar  divulgação
2016 foi ano de perdas, mas algumas montadoras têm muito a celebrar
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O ano de 2016 foi ruim para toda a indústria automobilística no Brasil. Mesmo no mercado de luxo, que no ano anterior havia registrado crescimento, houve queda acentuada para a maioria das marcas. Nesse contexto, houve muitos perdedores, entre produtos, marcas e estratégias.
A Fiat, por exemplo, teve altos e baixos. A Toro, feita em Goiana junto dos modelos da Jeep (Compass e Renegade), que também pertencem ao Grupo FCA, foi um fenômeno de vendas. Chegou a ameaçar até mesmo a ‘irmã’ Strada, menor e mais acessível.
Por outro lado, a montadora italiana perdeu a liderança de vendas, que ocupava desde 2005 ininterruptamente. O Mobi, lançado no primeiro semestre, não fez o sucesso esperado pela fabricante.
Outra que caiu no ranking de marcas foi a Ford. De quarta colocada em 2015, ela foi para o sexto lugar, no ano passado.
Se a Ford saiu, novas montadoras ocuparam esse lugar, o que mostra que 2016 também foi um ano de vitórias. Talvez o maior mérito do ano tenha sido da Hyundai, que passou a ocupar o quarto lugar no ranking de vendas. Com isso, quebrou uma hierarquia histórica na indústria automobilística do país, a das “quatro grandes” (Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen).
A Toyota também se deu bem, com o quinto lugar, apoiada pelo sucesso de Corolla, Hilux e mesmo do Etios. E a Chevrolet, depois de alcançar, para o Onix, a liderança em 2015, foi a marca que mais vendeu carros em 2016.

Em alta
Chevrolet: Com o sucesso do Onix, carro mais vendido do país, e do Prisma, alcançou o primeiro lugar no ranking de vendas por marcas, que só havia ocupado em 2004, quando usou estratégia para celebrar 80 anos no Brasil.
Hyundai: Tendo basicamente dois modelos de volume, as versões sedã e hatch do HB20, conseguiram quebrar a hierarquia das quatro grandes montadoras. No ano passado, ocupou o quarto lugar no ranking de vendas.
Toyota: O Corolla foi o quinto modelo mais vendido de 2016, a Hilux liderou o segmento de picapes médias e a participação de mercado do Etios aumentou. Essa conjuntura levou a Toyota ao quinto lugar em vendas.

Em baixa
Fiat: A Fiat perdeu o primeiro lugar em vendas. O Mobi, lançado no início do ano, demorou a ganhar motor novo e não teve o sucesso esperado. Além disso, diversos carros saíram de linha e ainda não foram substituídos.
Ford: Apesar do sucesso do Ka, enfrentou problemas com consumidores por causa de defeitos no câmbio automatizado que equipa Fiesta, EcoSport e Focus. Com isso, caiu do quarto para o sexto lugar em vendas.
Volkswagen: Por causa de problemas com fornecedores, teve suas fábricas paralisadas em agosto e setembro, mês em que chegou a ficar sem carro entre os 20 mais emplacados e no oitavo lugar no ranking de vendas por marcas.
JAC: Perdeu sua habilitação no regime Inovar-Auto e pode ter de devolver incentivos dados pelo governo. O projeto inicial da fábrica na Bahia foi substituído pelo de uma planta menor, de 20 mil unidades ao ano.