Vem verão! Chegou a estação das altas temperaturas

Especialistas dão dicas de como aproveitar a estação sem descuidar

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: divulgação

Na quinta-feira (21), começou a estação mais esperada. O verão eleva as temperaturas e costuma deixar praias e piscinas lotadas. Apesar de ser uma boa época para relaxar, e também período de férias, é importante não deixar a saúde de lado.

Precisamos beber pelo menos dois litros de água por dia para repor a perda

“No verão, nosso corpo perde bastante água. Por isso, precisamos beber pelo menos dois litros dela por dia. Devemos comer muitas frutas e verduras, grãos e consumir sucos naturais sem açúcar e vitaminas. A preferência deve ser por carnes magras, como peixe e frango. É importante nesta época evitar alimentos gordurosos, pois eles retardam a digestão” – orienta a nutróloga Yara Dantas.
Com o sol a pino, aumentam as chances de desenvolvimento de câncer de pele. Não à toa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu este mês para fazer a campanha ‘Dezembro Laranja’, que alerta para a prevenção da doença. Atitude simples, como usar protetor solar diariamente, ajuda a afastar a possibilidade de surgimento do câncer de pele não-melanoma, o mais incidente na Região Sudeste.

Exposição excessiva ao sol deve ser evitada devido ao câncer de pele

“O excesso de exposição ao sol é a principal causa da doença, uma vez que a radiação ultravioleta é a maior responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos – afirma a dermatologista do Instituto de Oncologia Santa Paula, Vanessa Mussupapo. – Manchas, bolinhas que sangram facilmente, crescimento ou aparecimento de pintas são os principais sintomas do câncer de pele. É recomendado que nestes casos um médico seja procurado, imediatamente” – alerta a dermatologista do Hospital Oeste D’Or, Valéria Stagi.
A estação também é marcada por doenças características, como conjuntivite, micoses e insolação, e pelos males causados pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Por isso, é importante não deixar água acumulada nos quintais, nem nos pratinhos de plantas, além de ser recomendado o uso de repelente e a instalação de telas de proteção nas janelas.