Tuberculose é mais fatal que Aids

Apesar de possuir métodos de diagnóstico e tratamento eficazes, a tuberculose ainda mata, e muito, sobretudo em países pobres e em desenvolvimento. De acordo com o relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a tísica pulmonar fez 1,5 milhão de vítimas fatais no ano passado, superando a Aids, com 1,2 milhão de óbitos, como a doença infecciosa mais mortal do planeta.
Apesar disso, esforços estão conseguindo controlar a epidemia. Em relação a 2000, a incidência de novos casos a taxa caiu de 1,5% ao ano, com redução total de 18%.
Tuberculose e Aids são consideradas ‘parceiras do crime’ e, por vezes, afetam os mesmos grupos. Entre as vítimas fatais da doença no ano passado, 400 mil possuíam os dois males. No mundo, foram relatados 9,6 milhões de novos casos em 2014, sendo que 12% dos pacientes também tinham o HIV. Apesar disso, as atenções dadas aos programas de saúde são diferentes.
“Elas estão matando no mesmo ritmo. No fim, a tuberculose merece a mesma atenção que o HIV/Aids”, disse Mario Raviglione, diretor do programa mundial sobre a tuberculose na OMS.

11---Tuberculose