Vacina Covid em Clínicas Particulares

O imunizante da AstraZeneca já está disponível na rede privada de vacinação

Com preço estimado de 350 reais, vacina da AstraZeneca contra Covid chega às clínicas particulares, afirmou a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas.
A previsão é que 2 milhões de doses do imunizante já estejam disponíveis no mercado já que, desde esta semana, a vacina já foi liberada para a rede privada de clínicas do país, segundo informou a ABCVAC.

ESPIN
A medida ocorre após o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin), que impossibilitava a oferta do imunizante para a rede privada.
Embora a portaria que encerra a emergência de Covid tenha sido publicado no dia 22 de abril, o governo federal estabeleceu que ela só entraria em vigor 30 dias depois daquela data.

Por isso, a partir de agora, de acordo com a associação, cerca de 2 milhões de doses da vacina já estão disponíveis para faturamento.
O imunizante tem a mesma tecnologia da vacina aplicada na rede pública (a da Fiocruz), mas que a versão da rede privada é importada diretamente da fabricante britânica.

Custo
Por isso, o preço estimado pela ABCVAC gira em torno de 300 e 350 reais por dose. No cálculo, estão incluídos os custos com logística, armazenamento e variação por região.

Ainda segundo a associação, a ideia é que a vacina não seja de busca espontânea, ou seja, cada paciente deve entrar em contato com sua clínica de confiança, se informar e fazer uma agendamento conforme a disponibilidade de doses, pois os frascos após abertos tem apenas 48 horas de validade.

Quem pode tomar?
As vacinas estão disponíveis a partir da 3ª dose, para todos acima de 18 anos, desde que tenham recebido a 2ª dose há pelo menos 4 meses, independentemente do imunizante recebido nas doses anteriores. Pessoas que desejam tomar a 4ª dose da vacina contra Covid-19, mas que não se enquadram nos requisitos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), devem procurar por orientação médica.

Por enquanto, o imunizante da AstraZeneca será o único disponibilizado na rede privada já que outras empresas farmacêuticas ainda não demonstraram interesse nesse mercado no Brasil.

Texto: G1 – Foto: Stock Photos