T5 em opção automática

Câmbio CVT é o apelo para enfrentar os rivais nacionais

texto: Por Rafaela Borges/ae | fotos: divulgação
texto: Por Rafaela Borges/ae | fotos: divulgação

AJAC está lançando no país uma versão com câmbio automático CVT (de relações continuamente variáveis, para o T5. Tabelado a R$ 69.990, o utilitário-esportivo chinês é o primeiro modelo da marca sem pedal de embreagem à venda no Brasil.
O preço é o mesmo da opção manual, lançada em março, assim como o motor, 1.5 16V flexível, de até 127 cv com etanol.
Com a novidade, a JAC mantém a estratégia de apostar na combinação entre bom conteúdo e preço competitivo. O T5 CVT brigará com as versões de entrada, com câmbio manual, do EcoSport, a R$ 68.690, e Duster, por R$ 67.170. Sem o terceiro pedal, o modelo da Ford parte de R$ 78.150 e o da Renault, de R$ 83.450.
O chinês tem ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, central multimídia com tela de 8” e câmera na traseira, assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade. O porta-malas tem bons 600 litros.
Para quem conhece o padrão de acabamento dos carros chineses, que não costuma ser um ponto forte, o capricho da cabine do T5 surpreende. As peças são bem encaixadas e têm textura agradável ao toque, com faixas que imitam cromados.
Rodando em rodovias, é preciso acelerar progressivamente. Isso porque a caixa CVT não administra bem a força do motor em retomadas mais vigorosas ou ultrapassagens.
Se pisar fundo no pedal da direita, o motorista verá a rotação do 1.5 subir a 6 mil rpm e o ruído beirar o limite do suportável, enquanto o carro sofre para reagir. O modo esportivo do câmbio apenas aumenta o barulho a bordo.
Para não esquentar a cabeça, o melhor a fazer é ajustar o controlador de velocidade de cruzeiro para 100 km/h e curtir a viagem sem pressa, com o motor a 2.500 rpm. Essa deverá ser a opção de muitos motoristas.
Outro incômodo é a direção elétrica, que poderia ter respostas mais diretas e fica devendo firmeza quando o T5 roda em velocidades elevadas.

Para quem conhece o padrão de acabamento dos carros chineses, que não costuma ser o ponto forte, o T5 surpreende
Para quem conhece o padrão de acabamento dos carros chineses, que não costuma ser o ponto forte, o T5 surpreende