SP registra a menor média móvel de mortes

PANDEMIA COVID-19

A1 - Ascom HCPAQuadro no Estado aponta para queda significativa em internações

São Paulo tem a menor média móvel de mortes por Covid-19 desde o pico da variante Ômicron. O estado registrou nesteinício de abril 42 mortes pela doença na média móvel de 7 dias.

“Os dados epidemiológicos da última semana apontam um controle da pandemia no estado com a queda novos casos e óbitos e estabilidade nas novas internações. Os altos índices de vacinação pavimentaram um caminho seguro do enfrentamento da pandemia em SP”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

A queda foi de 17,5% nos novos óbitos no estado. Os novos casos na semana registraram uma redução de 16,6%. Entre as internações, o estado tem hoje 1.672 pessoas internadas, sendo 561 em Unidades de Terapia Intensiva e 1.111 em enfermaria. Comparado com o pico da variante Ômicron, o estado de São Paulo tem queda de 86%.

Quarta dose
São Paulo começou a imunizar os idosos acima de 60 anos com a quarta dose da vacina de Covid-19. Estão aptos a receber a dose todos que tem acima desta idade e tomaram a dose de recorço (3ª dose) em um intervalo de quatro meses.

Os 645 municípios já aplicaram cerca de 105,8 milhões de doses durante toda a campanha. 92% da população já tomou duas doses, ultrapassando a meta de 90% definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Mnistério da Saúde (MS). Entre a população geral, 86% já recebeu duas doses.

Indaiatuba
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa que entre a ultima sexta-feira (8) e a segunda (11) NÃO registrou óbitos com diagnóstico positivo para covid-19. Além disso, foram acrescentados durante o período 98 novos casos da doença, 779 exames negativos e mais 872 notificações suspeitas (hospitais, unidades de saúde e laboratórios particulares).

Devido à escassez de testes diagnósticos disponíveis no mercado para compra, Indaiatuba alterou o protocolo de testagem, sendo assim, apenas gestantes, puérperas (mulheres que ganharam filhos há no máximo 45 dias), profissionais de saúde e segurança, além de casos sintomáticos, terão prioridade para a realização de testes que identificam a covid-19.

Ocupação
No início da semana, existiam 13 pessoas internadas com síndromes respiratórias, das quais apenas 2 possuem teste positivo para o Novo Coronavírus. Do total de internados, 7 estão em leitos clínicos e 6 em UTI.. Já são 233.987 pessoas vacinadas com a 1ª dose na cidade. Os que tomaram a segunda dose somam 223.578. E com dose única foram 6.959. A 4ª dose já foi aplicada em 10.219 pessoas. O total geral de imunizados chega a 230.537. Desde o início da pandemia, 54.489 pessoas contraíram o Novo Coronavírus. Dessas, 53.638 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar; 851 evoluíram a óbito e 3 casos suspeitos aguardam resultados.

Crédito: Ascom HCPA