Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba lança programa “Cidade Mais Segura”

O novo Plano conta com cinco Operações que visam em sua totalidade a segurança da população

A Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba deu início este mês a um plano de ação denominado ‘Cidade Mais Segura’. Com as Operações Folha de Pagamento, Via Estreita, Sossego nas Ruas, Viver e Cerol a população conta com a intensificação da presença da Guarda Civil no município. As ações foram planejadas para aproximar a relação da Corporação com a comunidade e trazer mais segurança e tranquilidade para os moradores de Indaiatuba. O programa foi apresentado em Coletiva de Imprensa na tarde de segunda-feira (17).
“Avaliação do Ipea colocou Indaiatuba, no último ano, entre as dez cidades mais seguras do país e isso não é resultado somente da aplicação da tecnologia, mas do empenho de nossos guardas que estão diariamente nas ruas cuidando da população. Nossos índices estão entre os melhores da região e do Estado de São Paulo, como é o caso dos furtos e roubos de veículos em que temos o melhor resultado da RMC na taxa por 100 mil habitantes. Contamos com 310 guardas, 56 viaturas e mais de 800 horas em cursos de qualificação. A corporação realizou no último ano 6 mil operações e atendeu mais de 74 mil ligações no 153. Temos trabalhado em conjunto com as demais forças de Segurança e nos últimos dez anos o resultado tem sido muito positivo. Nossa proposta agora é traçar o Plano de Segurança para a próxima década e, assim, valorizar os guardas e garantir ainda mais a segurança do cidadão”, destaca o Prefeito Nilson Gaspar. Dados mostram que em 2018 os homicídios diminuíram – 53,33%, furtos aumentaram 4,2%, roubos diminuíram – 53,13%, furtos e roubo de veículos – 85,87%, levando em conta o crescimento da população em 36,77% e o aumento da frota de carros em 75,63%.
“Promover a segurança da população é nossa missão. Vamos reforçar o patrulhamento das ruas, avenidas e porta de escolas. O trabalho conjunto com as Forças Policiais e outras Secretarias é fator determinante para garantir a eficácia das operações. Desta maneira conseguiremos proteger o cidadão de bem da ação dos criminosos”, reforça o secretário interino de Segurança Pública, Sandro de Bezerra Lima.

Operação Folha de Pagamento
A Operação Folha de Pagamento foi elaborada pela Guarda Civil e pelo Comando da 4ª Cia do 47º BPMI, para prevenir o furto e o roubo nas áreas comerciais e bancárias. Será realizada constantemente no período em que os trabalhadores e aposentados recebem seus salários. A ação prevê reforço no patrulhamento policial nas regiões de maior movimento de Indaiatuba. A atuação em conjunto das duas Instituições evita que as viaturas da Guarda Civil e Polícia Militar transitem pelo mesmo setor.

Operação Via  Estreita
A Operação Via Estreita é realizada em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Obras e Vias Públicas, através do Departamento de Trânsito. O guarda civil e o agente de trânsito irão promover com mais frequência o estreitamento de vias para fiscalização de trânsito. A ação visa diminuir acidentes e segurança do tráfego de carros, motos e pedestres. Nesta operação serão fiscalizados os veículos e seus condutores, a fim de identificar os itens de segurança, conservação e combate às drogas.

Operação Sossego nas Ruas
A Operação Sossego nas Ruas acontece em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. A Guarda Civil realizará ações semanais para coibir a perturbação do sossego. O Setor de Meio Ambiente fará a fiscalização e providências nos casos de constatação de irregularidades.

Operação Viver
A Operação Viver vai ampliar o patrulhamento nas entradas de alunos nas escolas estaduais e municipais. A operação visa reforçar a segurança dos alunos e combater o tráfico de drogas.

Operação Cerol
A Operação Cerol é uma campanha permanente e inclui ações de conscientização e de fiscalização. O objetivo é promover a conscientização do risco que o uso de linhas cortantes traz para quem utiliza e para outras pessoas, além de ser crime. Durante o ano a Defesa Civil ministra palestras em escolas e empresas. No período de férias a fiscalização é intensificada nas regiões onde têm maior concentração da prática do lazer.