Respeite a hora do seu corpo, tempo para tudo

Perturbações no relógio biológico elevam risco de depressão e bipolaridade

texto: Cesar Baima / infoglobo

Perturbações no relógio biológico podem elevar o risco de desenvolvimento de distúrbios de humor como depressão severa e desordem bipolar, além de reduzir o bem-estar. A sugestão é do maior estudo observacional já realizado sobre a relação entre irregularidades no chamado ciclo circadiano e problemas mentais, envolvendo mais de 91 mil pessoas no Reino Unido e publicado no periódico científico “The Lancet Psychiatry”.
Diante da dificuldade de realizar estudos sobre o relógio biológico, os pesquisadores liderados por Laura Lyall, da Universidade de Glasgow, na Escócia, recorreram aos dados do estudo batizado de UK Biobank, que contou com a participação de mais de meio milhão de residentes do Reino Unido de 37 a 73 anos, entre 2006 e 2010. Nesse período, os voluntários passaram por diversas avaliações físicas e cognitivas, além de responderem a questionários sobre seu estilo de vida e humor. Posteriormente, entre 2013 e 2015, cerca de cem mil deles foram convidados e concordaram em usar um acelerômetro durante sete dias como parte de uma investigação sobre atividade física, com a maioria também completando um questionário online sobre saúde mental entre 2016 e 2017.
Assim, os cientistas usaram os dados dos acelerômetros para inferir perturbações que os participantes estariam enfrentando no seu ciclo circadiano, montando padrões de descanso e atividade ao longo do dia e medindo sua chamada amplitude relativa (uma baixa amplitude reflete maior atividade em horas de descanso, em especial à noite, ou inatividade durante o dia).

Saiba mais

Estudo ainda tem algumas limitações: os autores do estudo reconhecem haver grandes diferenças nos padrões de atividade e descanso entre jovens e pessoas mais velhas, o que aparece como uma limitação do estudo. Além disso, por ser baseado em observações, ainda não se sabe totalmente se é o relógio biológico que afeta a mente ou o contrário. Ou seja, a direção da causalidade não está totalmente definida.