Felizes para sempre, casais com filhos devem investir na relação a dois

Especialistas dão dicas de como ter um casamento saudável

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | infográfico: divulgação/infoglobo | foto: Arquivo pessoal

Maio é considerado o Mês das Noivas e eleito o ‘queridinho’ dos casamentos. O começo dessa nova etapa de um relacionamento – em geral – é uma maravilha, mas, com o passar do tempo, os problemas começam a aparecer e muitos casais consideram o divórcio.
Falta de dinheiro, má comunicação e desinteresse no parceiro são alguns dos fatores que levam à separação, como explica a psicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental com especialidade em relacionamentos Naiara Mariotto: “a segurança do relacionamento estável faz diminuir a sedução entre o casal. Com isso, os dois relaxam e passam a vivenciar uma rotina recheada de afazeres e preocupações. A família cria outras prioridades, diminuindo o tempo para esse casal”.
Segundo dados do IBGE, em 2016, ocorreram 344.526 divórcios, um aumento de 4,7% em relação a 2015. O tempo médio do casamento dos brasileiros é de 15 anos.
“Cada indivíduo precisa entender até onde vai seu limite de permitir e ser assertivo nas conversas do casal. Casamento é parceria, é saber que nem sempre tudo estará bem e que, às vezes, um estará estranho com o outro”, afirma Livia Marques, psicóloga e sócia diretora da empresa Psigente.
Mas, como manter saudável um relacionamento de tantos anos? Para Naiara, o casal deve investir tempo para os dois.
“Resgate o casal que existe nesta família. Conversem sobre dificuldades e vontades. Proporcionem a vocês ‘vale-nights’. Deixem as crianças com alguém de confiança e estimulem mais encontros a dois, mesmo que seja um simples jantar ou cinema. Mostre tanto a você quanto ao outro o quanto a companhia dele é prazerosa e divertida”.