Purosangue virá em 2024 por cerca de R$ 6 milhões: Ferrari

Primeiro SUV da história da Ferrari, Purosangue tem portas traseiras do tipo “suicida”

Em 2002, a Porsche lançou o Cayenne e muita gente torceu o nariz. Para os fãs mais conservadores, a marca de esportivos estaria cometendo heresia ao se render à moda dos SUVs. Duas décadas depois, a história mostra que a alemã deu uma tacada de mestre.

Além de não perder a clientela do clássico 911, a Porsche passou a atrair novos públicos, como as famílias. Tanto que em 2022 a marca vendeu quase 310 mil carros no mundo. Desses, 59% eram SUVs – incluindo o Macan, “irmão” do Cayenne lançado em 2014.

Agora, a Ferrari vem passando por algo parecido. Revelado há cerca de quatro meses, o Purosangue é o primeiro carro com quatro portas e quatro lugares feito em série pela marca em seus 75 anos de existência.

Porém, diferentemente de Bentley, Porsche, Lamborghini e Rolls-Royce, que abraçaram os SUVs de peito aberto, a italiana classifica sua novidade como um crossover. Ou seja, que mistura soluções de esportivos e peruas.

Estratégias de marketing à parte, o Purosangue é um tremendo sucesso. Prova disso é que a marca bloqueou novos pedidos por tempo indeterminado. Segundo a empresa, os carros que serão feitos neste ano e em 2024 já foram vendidos. O fato relevante, parafraseando o pessoal do mercado financeiro, é que a montagem em série ainda nem começou.

Na Europa, o preço da nova Ferrari parte de 390 mil euros. Isso dá uns R$ 2,2 milhões, na conversão direta, sem contar as taxas. Embora a Via Itália, importadora oficial da marca no Brasil, não confirme, o carro só deve começar a desembarcar por aqui no ano que vem.

Ainda não há informações sobre os preços. Mas a nova Ferrari não deverá sair por menos de R$ 6 milhões.

A Ferrari Purosangue tem câmbio automatizado de oito marchas e motor 6.5 V12 de 725 cv e 73 mkgf. A velocidade máxima é de 310 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 3,3 segundos.

Texto: Tião Oliveira/AE | Foto: Divulgação