Citroën c3 – ganha versão automática acessível

C3 é rápido nas saídas e faz boas retomadas

Até então, a transmissão, que tem quatro marchas, era oferecida apenas na versão de topo, Exclusive, a R$ 56.390 com motor 1.6
Até então, a transmissão, que tem quatro marchas, era oferecida apenas na versão de topo, Exclusive, a R$ 56.390 com motor 1.6

Apróxima novidade da Citroën no mercado nacional será a primeira reestilização do hatch C3, prevista para 2015. Antes da mudança, o modelo ganhou atualizações para se manter competitivo. A principal é uma versão automática ‘de entrada’, mais acessível. Batizada de Auto Tendance, tem preço sugerido de R$ 51.290.
Até então, a transmissão, que tem quatro marchas, era oferecida apenas na versão de topo, Exclusive, a R$ 56.390. Para ambas, o motor é o 1.6 flexível que gera até 122 cv.
Para tentar ampliar a média mensal de 2,5 mil unidades emplacadas, a nova versão do carro produzido em Porto Real (RJ) tem lista de equipamentos recheada. Vem com direção elétrica, ar-condicionado, rodas de liga leve de 15”, LEDs de uso diurno, computador de bordo, retrovisores e vidros elétricos nas quatro portas, rádio com toca-CDs e controle na coluna de direção, entre outros.
É uma lista mais extensa que a das versões equivalentes dos principais rivais, Fiesta SE Powershift (R$ 53.890) e Fiat Punto, que sai a R$ 51.579 com câmbio automatizado.
No quesito motorização, o Citroën perde apenas para o Fiesta, cujo 1.6 gera até 135 cv. O 1.6 do Punto tem até 117 cv. No caso do 208, a versão automática mais acessível, a R$ 46.890, é acompanhada por motor 1.5 até 93 cv. A 1.6 sem pedal de embreagem, cujo motor e câmbio são os mesmos do C3, sai por R$ 55.690.

VOLTA RÁPIDA
Com 80% do torque disponível a partir de 1.500 rpm, o C3 é rápido nas saídas e faz boas retomadas de velocidade. Com o uso das aletas atrás do volante, ele fica ainda mais ‘espertinho’. A transmissão de quatro marchas, porém, está desatualizada. Os rivais têm câmbios com mais marchas e tecnologias mais avançadas. O do Citroën usa e abusa dos trancos.
O desenho é marcado pelo para-brisa alongado, que dá sensação de amplitude na cabine. E se o sol ‘apertar’, a forração do teto pode ser puxada por meio de uma alça acima da cabeça. O acabamento interno é bastante caprichado.