Primeira Sala Maker de Indaiatuba

05 - Amado (2)

Atividades pedagógicas práticas serão para crianças de 6 a 12 anos

Começa na segunda-feira, dia 15, as atividades da Sala Maker do Hotelzinho Tia Gê, localizado na Rua Alberto Santos Dumont, 948 – Cidade Nova. O espaço batizado como Sala Espiral foi elaborado pela empresa Amado Maker e leva o mesmo nome do material didático de fabricação própria. A ideia é desenvolver atividades pedagógicas práticas que colaboram com a formação educacional da criança tornando o tempo livre um momento de aprendizado. As atividades serão para crianças de 6 a 12 anos de idade e abordarão competências como cultura digital, argumentação e comunicação, pensamento científico e criativo.

O Hotelzinho da Tia Gê é um espaço de recreação e hospedagem infantil para crianças de 0 a 12 anos, e conta com uma equipe treinada e qualificada para o trabalho com crianças, também tem infraestrutura adequada garantindo segurança dos participantes.

As atividades na Sala Espiral serão feitas com duas turmas de crianças, uma de 6 a 9 anos e outra de 10 a 12 anos, cada uma com a sua complexidade. “Nós pensamos em exercícios mesclados onde as crianças farão atividades na sala maker da Tia Gê e também em nosso Fab Lab, pois aqui temos maquinários de fabricação digital, como impressora 3D, corte a laser e plotter, assim fica uma atividade dinâmica onde todos podem participar de acordo com a idade e habilidades”, explica Marina Amado, diretora da empresa Amadotec e continua “as turmas terão uma interação de atividade, como por exemplo, produzimos uma massinha condutiva, onde os mais velhos farão a receita da massinha e os mais novos usarão essa massinha para conduzir eletricidade para Leds”, revela.

A sala foi pensada de acordo com as características do projeto. Uma das mesas é baixinha, para as crianças menores e a outra é o tamanho padrão para os maiores. O painel de ferramentas terá as ferramentas iniciais e com os equipamentos seguros para as idades trabalhadas e um painel kerf para os eletrônicos da robótica.

Para inteirar a equipe de profissionais ao novo universo da cultura maker, a empresa fez a capacitação nos últimos dois sábados. “O treinamento foi feito com toda a segurança relacionada à Covid-19 e os professores vieram achando que seria um treinamento maçante, por ser sábado o dia inteiro, mas acabaram se divertindo e amando o projeto. Trabalharam com frustração de não conseguir atingir o objetivo de primeiro e com a conquista de fazer o projeto bonito e funcional. Sentiram na pele como serão as atividades com as crianças”, finaliza Marina.

Foto: divulgação