Sintonia com as novas determinações na educação | Colégio meta

Foto Matéria (3)

Novo modelo de ensino traz novos desafios e experiências para o Colégio e as famílias

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o Colégio Meta tem seguido todas as diretrizes do Governo e também os protocolos do Plano SP.

O ano letivo de 2021 iniciou com atendimento 100% presencial aos alunos da Educação Infantil, pois a Educação Infantil é a base inicial do processo educativo, um dos principais meios para desenvolver as crianças integralmente, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Portanto, na Educação Infantil, o aprendizado é baseado na interação com o outro, nas experimentações e brincadeiras, tornando o ambiente escolar indispensável nesse processo.

O Ensino Fundamental e Médio iniciaram o ano letivo no formato remoto, durante as duas primeiras semanas de aulas e, desde o dia 15 de fevereiro, eles seguiram os estudos no ensino híbrido, formato adotado pelo Colégio Meta para este ano de 2021.

Por ser um novo modelo de ensino, o Colégio tem vivenciado essa experiência juntamente com as famílias, gradativamente superando os desafios. No formato híbrido, o professor ministra simultaneamente suas aulas para os dois grupos de estudantes, presenciais e remotos, que são ativos no processo de ensino e aprendizagem. Aqueles que estão presentes seguem uma série de protocolos sanitários e recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além de aplicarem rigorosamente os protocolos do Plano SP, afinal, retornaram ao convívio escolar e passaram a compartilhar espaços com outras pessoas.

O Colégio atua com o aval do Centro de Contingência do Coronavírus e da Comissão da Educação, com base na Ciência, trabalhando por um único propósito: o direito ao aprendizado e o apoio socioemocional aos alunos. Sendo assim, as salas de aula estão demarcadas, a fim de garantir o distanciamento entre as mesas e cadeiras, na verdade, todos os espaços físicos foram sinalizados com adesivos, a fim de garantir o distanciamento entre os estudantes e colaboradores. Os corredores e pátios estão preenchidos por cartazes com orientações e novas regras e os dispensers de álcool em gel estão instalados nas entradas do Colégio, nas salas de aula e áreas de circulação. Além disso tudo, o ambiente escolar ganhou novas ferramentas de tecnologia.

A organização das salas foi realizada de acordo com o número de alunos matriculados e, nas turmas em que o número de alunos ultrapassou o limite do espaço físico, respeitados os protocolos, foi organizado um esquema de rodízio entre esses alunos. Na sexta-feira, 26 de fevereiro, de acordo com a nova atualização do Plano SP, a região de Campinas, retrocedeu para a Fase Laranja e os rodízios das turmas ganharam nova organização, de acordo com o limite agora estabelecidos em 35% da capacidade dos alunos matriculados, ou seja, mesmo os alunos que antes não passavam pelo rodízio por estarem dentro do limite permitido na Fase Amarela (até 70%), agora fazem parte do rodízio.

Nesta semana, o Colégio Meta iniciou a aplicação das primeiras avaliações, referentes ao 1º bimestre letivo. Os alunos que optaram pelo formato remoto realizaram as provas na Plataforma Plurall, de forma digital, e os alunos presenciais, realizaram as avaliações no formato impresso.

A responsabilidade social é de extrema importância nesse momento, isso se traduz no envolvimento e compromisso de todos com o cuidado consigo, com o outro e com a coletividade. A convivência nessa nova realidade exige que sejamos responsáveis. Sabendo da sua responsabilidade perante a comunidade escolar e também de toda a sociedade, o Colégio Meta também vem seguindo todas as determinações na Diretoria de Ensino (DE), e enfatiza que está seguindo à risca a Resolução SEDUC 11, de 26/1/2021.

A equipe do Colégio Meta, em parceria com os pais e convicta de suas ações, tem buscado conscientizar todas as famílias e esclarecer detalhes sobre a nova organização que o momento impõe. Agindo com prudência e responsabilidade, propiciará à comunidade escolar a condição de impedir o contágio e manter o ambiente do Colégio seguro para todos.

Quer saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Colégio Meta, acesse o portal www.colegiometa.com e faça um tour virtual, ou visite as redes sociais em: facebook.com.br/colegiometa e instagram.com/colegiometaindaiatuba. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina, e a Unidade II, na Avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici.

Foto: divulgação