População deve doar sangue no Carnaval

Período de feriado sempre aumenta a demanda

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, com qualquer fator sanguíneo
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, com qualquer fator sanguíneo

O Carnaval começou ontem e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo já se preocupa com os possíveis acidentes que aumentam a demanda por transfusões em hospitais. Em feriados, os estoques de sangue podem sofrer queda de 30% a 50%.
Por conta disso, a Secretaria convoca a população para doar sangue no período pré-Carnaval, com o objetivo de reforçar os estoques dos hemocentros e hemonúcleos. A medida tem caráter
preventivo.
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo. O tipo O negativo é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal.
Para doar, basta comparecer a um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros espalhados pelo estado, munidos de documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.
Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. Na sequência, ocorre uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor.
A relação de pontos de coleta do Estado e mais informações estão disponíveis no site da Secretaria www.saude.sp.gov.br/doesangue.