Ecoponto, container subterrâneo é instalado

Parque Residencial Indaiá é o primeiro a receber

Foto Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou nesta semana a instalação de cinco pontos subterrâneos de coleta de materiais recicláveis. Os containers soterrados vão substituir o modelo tradicional dos Ecopontos instalados no Parque Residencial Indaiá, na Víber, no Jardim Europa, no início do Parque Ecológico e na Vila Avaí. O modelo subterrâneo inibe invasões e vandalismo e torna o entorno do ecoponto mais limpo. O Parque Residencial Indaiá é o primeiro a receber a novidade. O trabalho de instalação dos novos containers nos cinco locais deve ser concluído em no máximo 20 dias.
O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, informou que os pontos receberão dois ou três containers soterrados com capacidade de 3 mil litros cada, conforme a demanda do local. “Escolhemos esses cinco ecopontos para receber inicialmente os novos containers, porque são os pontos que mais apresentam problemas de vandalismo. Conforme instalamos os tanques soterrados, já vamos desativando o ecoponto do modelo antigo”, avisou.
A nova Rodoviária de Indaiatuba recebeu duas lixeiras para coleta soterrada do município, sendo uma para o lixo orgânico e outra para o reciclável. O modelo subterrâneo possui um sistema de sonda que avisa quando a capacidade do tanque está no limite de armazenagem.
Conforme informações da empresa Corpus Saneamento, responsável pela coleta de lixo no município, a coleta soterrada é um conceito simples para recolher a produção de resíduos já usado em grandes cidades de forma bastante eficiente.

Ecopontos que terão containers

• Emeb. Profa. Maria Cecília Ifanger
Rua Pedro de Toledo, em frente ao nº 2.300 – Vila Avaí

• Emeb. Prof. Antonio Luiz Balaminutti
Rua Ricieri Delboni N°310 – Pq. Residencial Indaiá

• Parque Ecológico
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, em frente ao estacionamento do Pq. Ecológico

• Jardim Europa
Rua Lisboa, próximo ao nº 178.

• Viber
Rua Pará – Cidade Nova