Pilotagem à moda antiga

Royal Enfield Classic é uma volta ao motociclismo ‘de raiz’

texto: Por José Antonio Leme/agência estado | fotos: divulgação
texto: Por José Antonio Leme/agência estado | fotos: divulgação

Na parada de semáforo, o motorista do carro ao lado baixa o vidro e pergunta se a moto é um modelo antigo restaurado. Não é. Mas ainda assim a Royal Enfield Classic é uma verdadeira viagem no tempo, por causa do visual e do modo de guiar, que remetem à década de 1950.
Montada em Manaus, o modelo com visual retrô parte de R$ 19.900 e leva quem o conduz de volta a um tempo no qual aspectos como potência e excesso de itens eletrônicos não eram essenciais.
Por mais R$ 1 mil, o freio ABS adiciona também disco na traseira. A versão avaliada, sem o opcional, não dá sustos na hora de parar, mas é preciso pressionar os freios com vigor.
Simples, o painel tem velocímetro, hodômetro total e luzes de advertência da reserva de combustível e da injeção eletrônica. Mas faz falta o marcador de nível de gasolina.
Embora seja pequena, a Classic tem bom vão livre do solo. Pilotos com 1,80 metro viajam bem, apesar de as pernas ficarem flexionadas a 90°, o que cansa após longos trechos – resultado também da densidade ruim do assento.
A Classic não é ágil nas trocas de direção e as suspensões (convencional na frente e biamortecida atrás) não lidam bem com buracos e piso ruim.
O motor monocilíndrico de 499 cm3 gera 27 cv. A potência não é o forte dessa moto, mas os 4,2 mkgf de torque dão conta do recado em subidas.
O maior pênalti é o excesso de vibração entre 100 km/h e 120 km/h, que reverbera nas pedaleiras. A adoção de coxins de borracha para fixar o motor reduziriam o desconforto.
O câmbio de cinco marchas e relações longas ajuda a aproveitar a força do motor, mas os engates são imprecisos.

Simples, o painel tem velocímetro, hodômetro total e luzes de advertência da reserva de combustível
Simples, o painel tem velocímetro, hodômetro total e luzes de advertência da reserva de combustível

PRÓS E CONTRAS

Prós
ESTILO: Visual clássico do modelo deve atrair quem gosta de motos com pegada retrô.

Contras
VIBRAÇÃO: Rodando acima de 100 km/h, motor vibra muito – a ponto de reverberar nas pedaleiras.