SUVs de luxo aos montes para 2018

texto: Por Hairton Ponciano /agência estado | fotos: divulgação

O segmento de utilitários-esportivos de luxo terá diversas novidades em 2018. BMW (X2), Volvo (XC40) e Jaguar (E-Pace) já se preparam para a chegada de seus modelos. E a Mercedes-Benz, com o GLA Coupé, também deve se unir ao grupo no decorrer do ano.
A BMW enfim mostrou por completo o novo X2. Ele está confirmado para o Brasil no ano que vem, embora ainda sem data oficial. Na Europa, o modelo estreia em março. O carro posiciona-se entre o X1 e o X3, mas tem proposta mais esportiva. O novo modelo utiliza a plataforma do X1, mas é cerca de 7 cm mais curto e outros 7 cm mais baixo.
Por dentro, o painel é praticamente igual ao de todos os outros BMW. A cabine é elegante, sóbria e tem diversas tecnologias. Entre elas, há sensores de faixa de rolamento, ponto cego e assistente de estacionamento. A central multimídia tem Wi-Fi e espelha o conteúdo de iPhones, por meio do CarPlay.
O motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 192 cv é o mesmo do X1. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas e a tração, integral. De acordo com a BMW, o acerto de suspensão é mais firme que o do X1, com uma calibração que privilegia esportividade.
A montadora divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, e velocidade máxima de 227 km/h.

JAGUAR E-PACE
A Jaguar detectou mercado abaixo do F-Pace, e já confirmou que pretende vender o E-Pace no Brasil. O modelo deverá chegar no primeiro semestre. Embora ainda não haja definições de preços e configurações para o país, o site da empresa já tem informações gerais sobre o modelo.
O E-Pace é montado sobre a base do sedã XE. O motor Ingenium 2.0 turbo a gasolina está disponível em duas opções de potência: 250 e 300 cv. O câmbio automático tem nove marchas e a tração é integral. O E-Pace tem 4,41 metros de comprimento, entre-eixos de 2,68 m e 577 litros no porta-malas.

VOLVO XC 40
Depois de renovar o XC90 e o XC60, agora a atenção da marca sueca está voltada ao pequeno XC40, que deverá estrear no país entre março e abril.
O carro começa a ser feito este mês, na Bélgica. No Brasil, no entanto, já há uma unidade, em processo de homologação. O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a plataforma para veículos compactos da Volvo, denominada CMA.
A base mecânica é a mesma do XC60. O modelo oferecerá motor 2.0 turbo a gasolina. Na versão T4, rende 190 cv, potência que salta para 254 cv na T5. A tração é integral e o câmbio automático tem oito marchas.
A quarta força desse grupo será o Mercedes GLA Coupé. O modelo, porém, ainda não tem definição de início de produção.