ONU considera Indaiatuba como cidade resiliente

Indaiatuba é cadastrada na ONU desde 2013

A escolha como Cidade Resiliente do mês mostra a importância de buscar a resiliência para promover melhores condições de vida FOTO: Arquivo –  Giuliano Miranda – SCS-PMI
A escolha como Cidade Resiliente do mês mostra a importância de buscar a resiliência para promover melhores condições de vida
FOTO: Arquivo – Giuliano Miranda – SCS-PMI

Indaiatuba foi escolhida cidade resiliente de junho pela ONU (Organização das Nações Unidas). Essa é uma iniciativa da Organização para promover o trabalho desenvolvido pelos governos municipais que participam da campanha global – Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando. Todo mês experiências sobre como os governos locais abordam a gestão de risco nas Américas serão apresentadas.
A escolha de Indaiatuba como Cidade Resiliente do mês mostra a importância de buscar a resiliência para promover melhores condições de vida dos seus cidadãos que participam na plenitude de suas atividades, e constituem uma base sólida para qualquer força verdadeira na adversidade e na reconstrução da comunidade.
Indaiatuba tem o certificado de cidade resiliente desde 2013. No Brasil, apenas 53 municípios obtiveram o documento naquele ano, sendo que 35 deles estão no Estado de São Paulo.
A cidade oferece canal de informação e comunicação com a sociedade por meio da página www.indaiatuba.sp.gov.br/defesa/defesa-civil, com bo-
letins diários. Também foram realizadas obras de macrodrenagem em duas regiões da cidade dentro da malha urbana, eliminando frequentes pontos de alagamentos.
Para completar, a Prefeitura possui a Comissão Municipal de Defesa Civil composta por órgãos da administração pública que compõem o Gard (Grupo de Ação e Resposta a Desastres) e uma Estação Automática de coleta de dados Meteorológicos, compartilhados em rede e mantida pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e coleta manual diária de dados pluviométricos.