Tecnologia pode evitar perda de direção

O motorista se aproxima da curva em alta velocidade, esterça o volante e contorna o traçado com perfeição, como se nada tivesse acontecido. Mas – muitas vezes – aconteceu. O sistema de frenagem conhecido por ‘vetorização de torque’ é capaz de evitar perda de controle sem que o condutor perceba.
De acordo com o consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus, o dispositivo aplica freio na roda do lado de dentro da curva se o sistema detectar risco de derrapagem: “Para isso, ele compara alguns parâmetros, como velocidade e ângulo de esterçamento da direção”, diz.
“Digamos que o motorista vire o volante em 25 graus e o carro esteja a 100 km/h. Nessa condição, provavelmente o freio vai dar uma ‘beliscada’ na roda do lado de dentro da curva.” Segundo Werninghaus, essa ‘beliscada’ é o suficiente para manter o veículo sob controle. A frenagem por vetorização de torque é uma função adicional do sistema de freio ABS.
Antes que a tecnologia passasse a ser adotada, a função de apaziguar os ânimos de motoristas mais afoitos ficava a cargo do controle de tração e estabilidade. Em caso de perda de tração ou inclinação de carroceria, esse tipo de sistema atua cortando torque do motor e aplicando freios.
A tecnologia não é tão nova em modelos de marcas mais sofisticadas, como Audi e Porsche. Aos poucos, no entanto, ela vai chegando a automóveis mais acessíveis, caso do Honda Civic. O sistema é item de série em todas as versões do sedã.
Como nos outros carros que têm essa tecnologia, ao elevar a pressão hidráulica e aplicar freios separadamente nas rodas de dentro da curva, o dispositivo equilibra a diferença de velocidade entre as rodas e reduz a possibilidade de o veículo sair de frente.
Adicionalmente ao AHA, o controle de estabilidade (VSA) do Civic também é capaz de aplicar seletivamente a frenagem. Nesse caso, o sistema freia as rodas de fora da curva em caso de tendência de saída de traseira, para reduzir o efeito de desvio indesejado.