Logan de ‘coração’ novo

Motor de até 118 cv melhora desempenho e dá suavidade

texto: Por IGOR MACARIO/ae | fotos: divulgação
texto: Por IGOR MACARIO/ae | fotos: divulgação

Espaçoso e prático, o Renault Logan sempre careceu de um motor mais interessante nas versões de topo, que usavam um antigo 1.6 de 106 cv. Agora, o sedã ganhou o novo propulsor de 1.6 litro com até 118 cv, que conseguiu deixar seu desempenho menos comportado. A tabela parte de R$ 52.750 na versão Expression e chega aos R$ 58.100 na de topo, Dynamique, como a avaliada pelo Jornal do Carro.
PO motor é de origem Nissan, mas ganhou melhorias para ficar com potência superior a do usado nos carros da marca japonesa – que rendem até 114 cv, no caso do utilitário-esportivo Kicks. Nos utilitários da Renault, Duster e Oroch, a potência chega aos 120 cv. Para deixar o Logan mais econômico, a Renault passou a oferecer start-stop, que desliga o motor em situações como paradas em semáforos. O funcionamento do sistema é suave.
Em movimento, as respostas ao pedal do acelerador ficaram notavelmente mais rápidas. O sedã ganha e mantém velocidade sem sufoco. Mesmo com o torque máximo aparecendo a elevadas 4 mil rotações, há força suficiente em giros bem mais baixos, o que evita a necessidade de esticar demais as marchas.
Esse 1.6 também responde bem quando exigido em regimes mais elevados. Essa é uma das principais melhorias em relação ao antigo motor, que vibrava muito ao ultrapassar a faixa de 3.000 rpm e desestimulava qualquer entusiasmo ao volante do Logan.
Outra evolução significativa foi o acionamento do câmbio, agora por cabos, ante o varão usado pela transmissão antiga. Além de mais suaves e leves, os engates ficaram bem mais precisos. O senão é um zunido agudo quando se arranca em primeira, que lembra quando se acelera em marcha a ré.

CABINE
A versão Dynamique tem itens importantes, como ar-condicionado automático e central multimídia. A opção com câmbio automatizado (R$ 3.300 extras) ainda acrescenta ESP e assistente de partida em rampas, que mereciam ser de série em toda a gama. O interior é bem montado, mas os materiais usados no acabamento deixam a desejar.

O acabamento do Logan 2017 é agradável, mas poderia ser melhor nos arremates e materiais
O acabamento do Logan 2017 é agradável, mas poderia ser melhor nos arremates e materiais