Novo Audi A8 mistura fibra de carbono e alumínio

Uso de novo polímero complementará uso de aço de alta resistência
Uso de novo polímero complementará uso de aço de alta resistência

A Audi está dando um passo adiante na quarta geração do A8, que será apresentada na Europa nos próximos meses. O sedã de luxo lançado em 1994, que foi um dos pioneiros na utilização de alumínio, desta vez vai acrescentar à construção materiais como magnésio, aço e fibra de carbono.
O polímero reforçado de fibra de carbono (CFRP, na sigla em inglês), aplicado na divisão entre a cabine e o porta-malas, elevou em 33% a rigidez torcional do A8, em comparação com o modelo atual, segundo informações da Audi. O alumínio continuará sendo o metal preponderante no sedã, correspondendo a 58% da carroceria.
A barra de reforço que une as torres de suspensão dianteira é feita de magnésio, material mais leve que o alumínio, resultando em 28% de redução no peso no componente.
Embora seja conhecido com um carro ‘de alumínio’, o A8 não abriu mão de aços convencionais e de ultra alta resistência. O material mais simples está em áreas como a parte inferior da coluna dianteira.