Sofisticação a Diesel

Tecnologia embarcada se destaca no Jaguar

O primeiro jipão da Jaguar, cuja versão de entrada, Prestige, tabelada a R$ 309.300, estreará no país a linha de motores Ingenium texto:   Tião Oliveira/ae  | fotos: divulgação
O primeiro jipão da Jaguar, cuja versão de entrada, Prestige, tabelada a R$ 309.300, estreará no país a linha de motores Ingenium
texto: Tião Oliveira/ae | fotos: divulgação

Até recentemente, a maioria dos brasileiros relacionava motores a diesel a veículos voltados ao trabalho pesado, como picapes. Isso começou a mudar com a vinda dos utilitários-esportivos de luxo e alcançará seu ápice em setembro, com o F-Pace, primeiro jipão da Jaguar, cuja versão de entrada, Prestige, tabelada a R$ 309.300, estreará no país a linha de motores Ingenium. Com 180 cv de potência e 43,8 mkgf de torque a partir de 1.750 rpm, esse moderno 2.0 turbodiesel pode acelerar o modelo britânico de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.
Como comparação, a versão V6 S, de topo, que conta com 380 cv, cumpre a mesma tarefa em 5,5 segundos. Para todas a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.
Na opção “mais simples”, esqueça qualquer resquício daquele “clac, clac” comum aos antigos propulsores a diesel, que remete ao ruído de válvulas batendo. Morosidade nas arrancadas e retomadas de aceleração também não existem nesse Jaguar, que pula para frente em resposta à mais leve pressão sobre o acelerador.
Como compartilha a base com os sedãs XF e XE, o F-Pace é o modelo da Jaguar com o maior número de componentes feitos de alumínio. O metal está na suspensão, motor e capô, além de em 80% da carroceria, que representa apenas 300 kg da pouco mais de 1,8 tonelada de peso total do modelo. Cada lateral do utilitário, por exemplo, é uma única peça e tem apenas 6 kg.
Com perfeita distribuição de peso (50% em cada eixo), o utilitário-esportivo é 11 cm mais comprido que um Toyota Corolla, por exemplo. E seu coeficiente aerodinâmico é de mero 0,34 – o mesmo do esportivo F-Type.
Trocando em miúdos, a carroceria do F-Pace oferece baixa resistência ao ar. Isso o torna bastante eficiente, o que se traduz em baixo consumo de combustível.
No visual, a semelhança da dianteira com a do sedã XF é notória. As lanternas traseiras são claramente inspiradas nas do F-Type, que, por sua vez, lembram as do Evoque, da Range Rover. Na cabine, os botões de acionamento dos vidros elétricos e o seletor de marchas são os mesmos de alguns Land Rover.
Se por um lado isso permitiu reduzir os custos de produção e acelerar o desenvolvimento, por outro roubou um pouco da personalidade do F-Pace. Os que conhecem outros Jaguar ou mesmo modelos da Land Rover certamente notarão as semelhanças.

ficha técnica

+PRÓS

ELETRÔNICA A BORDO: Soluções tecnológicas incluem até conexão com smartwatches.

+CONTRAS

PEÇAS EM COMUM: Utilização de itens de outros Jaguar e Land Rover soa ruim em um carro dessa categoria.
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbodiesel
Potência (cv): 180 a 4.000 rpm
Torque (mkgf): 43,8 entre 1.750 e 2.500 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
Aceleração (0 a 100 km/h): 5,8 segundos
Preço sugerido: R$ 309.300

Pela central multimídia, é possível checar informações do carro
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