Mobi Way apresenta a mesma tabela do Drive

Por Hairton Ponciano/Agência Estado | Crédito foto: Divulgação

Versões diferentes do mesmo carro com preços iguais são algo raro. Mas isso acontece e a prova está aqui. Embora haja diferenças no visual e na mecânica entre os Fiat Mobi Way e Drive, os dois têm tabela de R$ 41.260.
A aventureira Way tem rack no teto, molduras nas laterais, um centímetro a mais na distância em relação ao solo e motor de quatro cilindros. A Drive contra-ataca com seu três cilindros e a direção elétrica.
Em resumo, o primeiro aposta no estilo. Os trunfos do outro estão onde não se vê: tecnologia no motor, que resulta em maiores potência e economia. Qual deles você prefere?
A versão aventureira do subcompacto da Fiat é caracterizada pelos para-choques redesenhados, pela aplicação de molduras laterais nas caixas de rodas e pelo rack no teto. Por dentro, o destaque é o revestimento dos bancos, diferente do das demais versões.
O modelo tem 17,1 cm de altura do solo, exato 1,5 cm a mais que as outras opções do Mobi. E, para compensar a suspensão um pouco mais alta (e a maior tendência de a carroceria se inclinar em curvas), o Way é o único da linha com barra estabilizadora na frente.
Diferentemente do que ocorre com a maioria das versões aventureiras, a Way não vem com pneus de uso misto. Ele sai de fábrica com as mesmas medidas das demais (pneus 175/65 e rodas de 14”).
O motor é o antigo 1.0 Fire de até 75 cv de potência e 9,9 mkgf de torque. Segundo dados do Inmetro, o Mobi aventureiro faz média de 8,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, as médias são de 12,6 km/l (ciclo urbano) e 14,2 km/l (rodovias). A direção é hidráulica.
Equipado com o kit Live On (R$ 2.511), que inclui sistema de conectividade via Bluetooth e limpador de vidro traseiro, o preço sugerido do subcompacto sobe para R$ 43.771.
O Mobi Drive estreou no fim do ano passado (seis meses após o Way) com o motor 1.0 de três cilindros da família Firefly. Até agora, esse propulsor continua sendo uma exclusividade da versão, que conta com mais potência (77 cv) e torque (10,9 mkgf) que as demais.
Com isso, apresenta melhor desempenho e menor consumo de combustível. Na média, o carrinho faz 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, os números são de 13,7 km/l em ciclo urbano e de 16,1 km/l em rodovia. Os dados são do Inmetro.
Além de motor mais eficiente, o Moby Drive traz direção elétrica Nas outras versões a assistência é hidráulica.
Como é um pouco mais baixo (15,6 cm de altura livre do solo), o Mobi Drive tende a se inclinar menos nas curvas.
Na lista de equipamentos de série há limpador do vidro traseiro (opcional no Way). Por causa disso, o pacote Live On tem tabela de R$ 1.671 – custa menos que no Way.
Por outro lado, os faróis de neblina estão em outro pacote de opcionais (kit Tech), que custa R$ 3.864, e inclui rodas de liga leve, além de ajuste de altura do banco do motorista e console de teto.