Mulheres devem ser aliadas dos seus hormônios

Especialista ensina como organizar a rotina baseada no ciclo hormonal

A cada 28 dias (geralmente) o corpo da mulher passa por um novo ciclo reprodutivo, começando pela menstruação. Durante esse período, os dois dos principais hormônios femininos – estrogênio (cujo nível máximo é visto na ovulação) e progesterona (que aumenta depois da ovulação) – variam muito, assim como a produtividade da mulher. Por isso, é possível mapear as reações do organismo feminino nesse período para reduzir os prejuízos e conviver melhor com essas oscilações.
“Durante o ciclo, a mulher pode apresentar diversos sintomas como insônia, inchaço, irritabilidade, vontade de comer doce, dores na mama e de cabeça, o que provoca queda de rendimento no trabalho e desentendimentos dentro de casa” – explica Lizanka Marinheiro, chefe do setor de endocrinologia do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz).
Em seu livro ‘Felicidade Feminina: uma Escolha Possível com Práticas da Psicologia Positiva’, a autora Renata Abreu fala sobre o que chama de “inteligência hormonal”.
“Comecei a ver que muitas mulheres não percebiam de que forma os hormônios estariam influenciando seus comportamentos. E, a partir do ganho de autoconhecimento de que como isso ocorre, elas conseguiam progressos” – diz Renata.
Ao perceber que os hormônios agem sobre fatores como irritabilidade e concentração, por exemplo, a mulher, quando possível, pode se organizar para marcar compromissos importantes para dias em que estará melhor.
“Por conta desta auto-observação, a mulher consegue se comportar de maneira diferente, deixando de ser refém dos hormônios” – afirma a psicóloga.
A especialista recomenda técnicas de relaxamento e respiração para controlar a irritabilidade nos dias que antecedem a menstruação.