Moradores reclamam do “descaso” da Prefeitura na preservação de fonte

Os moradores da região da Estrada do Fogueteiro estão muito preocupados com a situação de uma nascente de água localizada na Rua Guarita – o manancial pode sofrer assoreamento e, assim, limitar (ou mesmo extinguir), além da contaminação, a produção de água naquela fonte. Para entender com todas as letras o que é assoreamento: acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica. Ou seja, a situação precisa ser encarada com seriedade pelo município.

Insuficiente
E, ainda, de acordo com os cidadãos que lá moram, as ações tomadas pela Prefeitura de Indaiatuba não parecem ser suficientes para preservar ao máximo aquela mina d’água. O Jornal Exemplo entrou em contato com o departamento de comunicação do Executivo Municipal para saber das ações que podem, ou estão, em andamento na região. Até o fechamento dessa edição, não havíamos recebido nenhuma resposta. Porém, o espaço no jornal está disponível.

Causas
O assoreamento dessa fonte de água está, ao que tudo indica, diretamente ligado à falta de pavimentação asfáltica na rua Guarita e, também, na paralela rua Jerivá. Com as chuvas, que foram muito intensas nos últimos meses, todo o tipo de material desce com a enxurrada e acaba depositado no fundo do lago da nascente. Além de lixo, pedras e terra, também desce com “as corredeiras” restos de material de construção. A contaminação é aparentemente inevitável.

Soluções?
Mas, em visita àquela região, junto com a Vereadora Aninha (Ana Maria dos Santos – Podemos), o Jornal Exemplo depreendeu que a preservação da fonte depende de outras ações além do simples asfaltamento. Um planejamento para o esgoto residencial parece fundamental. E mais: um projeto para a captação/descarte do grande volume de águas pluviais.

Importante, também, que o projeto aconteça em cooperação com os órgãos ambientais. A Vereadora Aninha informou que já entrou em contato com o IBAMA para entender quais são as normas legais nestes casos. Além disso, a parlamentar comunicou o Ministério Público já que o Código Florestal, através da 4.771/1965, determina a conservação das nascentes. A vereadora pretende, da mesma forma, contatar os deputados eleitos pela região para tratar do assunto.

Ouro
“Estamos numa região onde a seca pode ser severa e faltar água aqui em Indaiatuba e outras cidades. E com tantas nascentes por aqui, precisamos cuidar disso. Na minha opinião esses mananciais são ouro. Ouro mesmo. Ouro cristalino. Temos que fazer todo o possível para preservar. Proteger. Salvar mesmo”, declarou a vereadora.

(C) Divulgação