Veneno em embalagem compacta

Honda CB1000RR tem 192 cv e chega por R$ 69.990

Novo sistema ABS, atua de acordo com ângulo de inclinação na roda, trava a moto com segurança – Fotos: Divulgação

Na caminhada em direção à CB1000RR Fireblade, na pista em Sumaré (SP), em evento da revista Duas Rodas, o especialista da Honda avisa que 90% dos principais componentes são novos. O número é importante, mas só dá para pensar no quanto ela é pequena. Ao acelerar a esportiva, que chega ao país por R$ 69.990, o que vem à cabeça é o clichê “os venenos poderosos estão nos menores frascos”.
Uma das estrelas da Honda no Salão Duas Rodas, que vai até domingo, dia 26, a nova Fireblade chama a atenção também por ser leve. A moto ‘perdeu’ 15 kg e agora pesa 196 kg.
Só o uso de materiais nobres no motor reduziu 2 kg do peso total da esportiva. O quatro-cilindros em linha manteve os 999 cm3, mas a potência aumentou 11 cv, para 192 cv.
Essa cavalaria pode ser liberada por meio de cinco modos de condução. A opção Track (pista), na qual a força é total e os sistemas eletrônicos ficam menos rígidos, ficou ativada durante toda a avaliação. É só “dar mão” que a roda da frente decola e a moto corta o asfalto como a lâmina de fogo que seu nome sugere.
O torque, de 11,8 mkgf, fica sempre disponível. E, como a Honda prioriza entrega linear de potência, dá para acelerar forte usando o ‘quickshift’ (troca de marchas sem acionar a embreagem) do câmbio de seis marchas sem susto. A Fireblade anda muito sem tentar fugir do controle do piloto.
A nova suspensão com tubo duplo se junta a um sistema de pistão do amortecedor sem válvulas. A força de amortecimento é gerada à medida que o óleo é deslocado por meio de um componente de amortecimento separado. Isso faz com que a roda se alinhe mais perfeitamente ao piso, dando muita estabilidade à CBR1000RR.
A Honda também freia muito. Um novo sistema ABS, que atua de acordo com ângulo de inclinação na roda, trava a moto com segurança sem deixar a traseira escapar em curvas. O SEB, nome de um controle de freio-motor ajustável, também ajuda na hora de parar totalmente a Fireblade.
Há tantas opções de ajuste que seria preciso fazer um curso antes de guiar para poder tirar proveito total dessa CBR.