Melhores exercícios físicos para praticar junto

Levá-lo com você para exercitar-se pode ser uma boa opção

Atividade como corrida, é importante adestrar o animal texto: Trama Comunicação | fonte: Farmina Pet Foods | foto: divulgação
Atividade como corrida, é importante adestrar o animal
texto: Trama Comunicação | fonte: Farmina Pet Foods | foto: divulgação

Com o clima quente se aproximando, aumenta a disposição para realizar atividades físicas. Para quem busca um incentivo, levar o pet pode ser uma boa opção. A Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais para cães e gatos, aponta os benefícios das atividades físicas para os cães e lista quais os exercícios mais adequados para praticar com o melhor amigo.

Exercícios do bem
Aumento da atividade metabólica, resistência respiratória, prevenção da obesidade, melhora na digestão, desenvolvimento muscular e das articulações e combate ao estresse. Esses são alguns dos benefícios que o pet pode obter ao praticar atividades físicas, mas antes de começar é preciso levá-lo ao veterinário para que o profissional avalie se o animal está apto a fazer exercícios e indique qual a modalidade mais recomendada para ele.

Caminhada
A caminhada é a atividade mais popular para se fazer com o cão. Além de fortalecer a musculatura do animal, a prática também alivia o estresse e reduz a euforia do pet dentro de casa, mas para isso ela não pode ser encarada como um passeio. “Dar uma volta no quarteirão com o pet não é caminhada. Para que o exercício traga os benefícios ao animal, é preciso praticá-lo com ritmo e frequência”, alerta Patrícia Padovez, veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods. A caminhada é indicada para todos os portes de cães e para começar o recomendado é que o percurso dure de 20 a 30 minutos.

Recomendações gerais
Antes de iniciar uma rotina de exercícios com o animal, algumas recomendações são necessárias:
• Evite os horários de maior incidência de sol: prefira fazer atividades no início da manhã ou no fim da tarde, quando o clima está mais ameno e há menos incidência de sol. O solo quente pode queimar as patinhas do animal. Antes de começar a atividade, teste a temperatura do chão do local.
• Hidratação: água fresca não pode faltar para manter o cão hidratado. Uma dica prática é levar uma garrafinha de água e oferecer ao pet fazendo uma conchinha com as próprias mãos.
• Respiração: é importante atentar-se ao ritmo de respiração do animal. Se o pet estiver muito ofegante, faça uma pausa e ofereça água para que ele se recupere. Os cães de focinho curto, conhecidos como cães braquicefálicos, devem receber uma atenção redobrada no cuidado com a respiração.
• Adestramento: para algumas atividades físicas, como a corrida e o ciclismo, é importante adestrar o animal. Ensiná-lo comandos para fazer curvas e a posição que ele deve ficar para acompanhar o dono no exercício são medidas fundamentais para a segurança do animal e a evolução dele no esporte.