Melhor cidade da RMC sofre com rompimento

Tubulação e asfalto

O absurdo aconteceu numa das esquinas da Avenida Conceição nessa semana

Um rompimento de tubulação do SAAE transformou a esquina da avenida Conceição com a rua Carlos Drumond de Andrade num verdadeiro vertedouro de água nessa semana em Indaiatuba. O transtorno para a população aconteceu no último dia 29 de junho. Além dos problemas no local, para o trânsito e pedestres, milhares de litros de água tratada foram desperdiçados e justamente numa época de estiagem, quando os níveis dos reservatórios da cidade tendem a baixar drasticamente. Os motivos para essa falha, lamentável, ainda serão apurados. Mas o Jornal Exemplo/Nova Metrópole não pode deixar de registrar a péssima qualidade do asfalto naquela esquina. O rompimento pode ter sido em decorrência disso ou, por outro lado, o rompimento levou junto a capa asfáltica assim que ocorreu. Note-se que nos dois casos, a falta da qualidade do material para pavimentação é flagrante.

Desperdício
O Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada. Isso significa que a água não chega ao seu destino final: as residências dos brasileiros. Essa quantidade desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano. As informações são de um estudo inédito do Instituto Trata Brasil, feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019.

As regiões que registram as maiores perdas são Norte (55,2%) e Nordeste (45,7%). Em seguida, estão Sul (37,5%), Sudeste (36,1%) e Centro-Oeste (34,4%). Entre as grandes cidades, os destaques negativos no Índice de Perdas na Distribuição são Porto Velho (RO), com 84% de desperdício, Macapá (AP), com 74%, e Manaus (AM), com 72%.

Positivo/negativo
Na outra ponta, as cidades que se destacam positivamente são Santos (SP) e Limeira (SP), com apenas 12% de desperdício, e Blumenau (SC), com pouco mais de 16%. O relatório Trata Brasil indica que Indaiatuba pode estar entre os municípios que não atigem o patamar de 25% de perdas, considerado o ideal. Mas, a rigor, nossa cidade não fez parte desse levantamento.

Foto: Jornal Exemplo