Insuficiência cardíaca pode ter sintomas corriqueiros

16 - Insuficiência cardíaca 2

Síndrome, que mata mais do que câncer, atinge mais pessoas acima de 65 anos

No Brasil, por ano, são diagnosticados aproximadamente cem mil novos casos de insuficiência cardíaca, caracterizada pela incapacidade de o coração bombear sangue suficiente para nutrir o organismo. A detecção do problema, no entanto, nem sempre é simples, já que os sintomas se confundem com os de outras doenças. Por isso, é importante ficar atento a qualquer alteração, ainda que ela pareça corriqueira ou sem relevância.

A insuficiência cardíaca é considerada uma síndrome, já que afeta o organismo todo, fazendo aparecer problemas no fígado, nos pulmões e nos rins, por exemplo. Trata-se da principal causa de hospitalização em pessoas com mais de 65 anos, as mais atingidas, e provoca de duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados.

Segundo o cardiologista Denilson Albuquerque, a doença é a evolução de uma cardiopatia que não foi bem tratada – como enfarte, que leva à perda de parte do músculo cardíaco viável, ou hipertensão e miocardites, que podem comprometer a força contrátil do coração.

“Não fumar, controlar o peso e combater a hipertensão previne e trata as cardiopatias, o que também previne a insuficiência cardíaca” – diz Albuquerque, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, e membro do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

De acordo com o cardiologista Dirceu Rodrigues Almeida, professor da Universidade Federal de São Paulo, em mais de 90% dos casos, o diagnóstico da síndrome é clínico, porém, exames como ecocardiograma podem ajudar. O tratamento é realizado com medicamentos, que reduzem os sintomas e o risco de morte.

Texto: Camilla Muniz/todo extra | foto: freepik