Hatches médios estão em crise

Segmento é um dos que mais sofrem com o avanço dos utilitários-compactos
Segmento é um dos que mais sofrem com o avanço dos utilitários-compactos

Os hatches médios já foram os carros mais desejados do país. O segmento, no entanto, está em queda acentuada – tanto em vendas quanto em número de modelos disponíveis. De acordo com executivos da indústria automobilística nacional, a principal razão desse fenômeno é a proliferação dos utilitários-esportivos compactos, que viraram os queridinhos do consumidor brasileiro.
Desde 2015 chegaram Honda HR-V, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Nissan Kicks e Hyundai Creta. Dos hatches médios, por outro lado, foram embora Citroën C4, Fiat Bravo e Hyundai i30, que ainda está no site da marca, mas nem aparece na lista de emplacamentos divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
“Muitos dizem que os sedãs perderam com o crescimento dos pequenos utilitários, mas é notável que os hat-
ches médios sofreram muito mais”, disse o diretor de uma grande montadora. Os números comprovam a análise: em 2016, foram vendidos 25.150 hatches médios. A queda ante 2015 foi de 53,3%.
No caso dos sedãs médios, as vendas em 2016 totalizaram 142.143 exemplares. Em relação ao ano anterior, a queda foi de 23% – inferior à do mercado geral, de cerca de 20%.
A alta de preços também prejudicou os hatches médios. Esses carros, que em geral eram mais acessíveis que as versões sedãs, agora têm preços próximos ou iguais. O Chevrolet Cruze Sport6, por exemplo, parte de R$ 91.790, mesmo preço da configuração de três volumes.

Sem novidades
Atualmente o segmento conta com apenas três modelos com vendas medianas: Chevrolet Cruze Sport6, Ford Focus e Volkswagen Golf. Há ainda o 308, mas em janeiro o Peugeot somou menos de 100 unidades vendidas – os demais ficaram acima das 400 no mês.
Em 2017, o único lançamento do segmento será a nova geração do Focus, que deve chegar no quarto trimestre.
O Bravo, por exemplo, não terá substituto. A Fiat investirá no sucessor do Punto e aposta nas versões mais caras de seu novo carro, que em breve estará nas lojas, para ocupar o espaço deixado pelo hatch médio.

2002
O líder de vendas entre os hatches médios há 15 anos era o Chevrolet Astra, aliás, figurava na lista dos dez carros mais emplacados – Ford Focus e o VW Golf estavam entre os 20 mais vendidos, assim como o Audi A3. Hoje, o mais bem colocado desse time é o Golf, na 54ª posição do ranking geral.

2007
Em 2007, foram vendidos 92.599 hatches médios no mercado brasileiro, ou 55% do número registrado pelos sedãs, com 169.245 emplacamentos. As novas gerações de Focus e Golf já estavam à venda, mas o Astra permanecia na frente, com cerca de 27% do segmento. Embora fosse defasado, o Chevrolet atraía pelo preço competitivo.

2012
Há cinco anos, foram vendidos 125.961 hatches médios no mercado brasileiro. O líder foi o Focus (posição que ocupou também em 2016). Em 2012, a distância para os sedãs aumentou, mas ainda não havia o ‘abismo’ atual. Naquele ano os três-volumes somaram 254.865 emplacamentos, o dobro dos dois-volumes.