XC90 passa a rodar ‘sozinho’ a 130 km/h

O utilitário-esportivo de luxo é o único que oferece esse recurso divulgação
O utilitário-esportivo de luxo é o único que oferece esse recurso
divulgação

A linha 2017 do Volvo XC90 chega ao Brasil com atualizações no recurso de condução semiautônoma do modelo. Batizado de Pilot Assist, ele permite ao carro rodar sem a assistência do motorista por alguns segundos. Ele atua por meio de sensores e câmeras, que leem as faixas de rolamento da via e controlam os movimentos do volante, mantendo o carro dentro da trajetória correta, e também de um controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que modula a distância em relação ao veículo à frente.
O sistema agora comporta a condução semiautônoma a uma velocidade de até 130 km/h – antes, ela só funcionava até 50 km/h. É preciso que o condutor coloque as mãos no volante de vez em quando, para mostrar ao sistema que continua atento ao percurso – caso contrário, o sistema emite alertas sonoros e se desabilita
automaticamente.
O XC90 é o único entre os utilitários-esportivos de luxo vendidos no país que oferece esse recurso.