Extraordinário estreia nos cinemas

Filme mostra garotinho com malformação na face

O livro Extraordinário, da escritora americana R. J. Palacio, ficou 32 semanas na lista dos mais vendidos no jornal ‘The New York Times’. Assim, já dá para imaginar o tamanho do público — e da sua expectativa — à espera da adaptação do best seller para o Cinema.
Separem os lencinhos. Extraordinário é estrelado pelo adorável Jacob Tremblay, que conquistou o mundo como protagonista de ‘O Quarto de Jack” (2015), e promete fazer todos se emocionarem nas salas de cinema. Jacob interpreta o Auggie Pullman, um garoto com uma deformidade facial que acaba sofrendo bullying quando começa a frequentar a escola. Auggie já passou por 27 cirurgias, mas treme mesmo quando precisa enfrentar o primeiro dia em uma escola, com outras crianças de sua idade. Até então, era educado em casa pela mãe, Isabel (Julia Roberts). Apesar de sentir na pele o preconceito das pessoas, alguns amigos da escola de Auggie começam a conversar com ele e ver o quão especial e extraordinário ele é.
A trajetória de Auggie é o eixo central da história. Mas um dos trunfos do filme – ainda mais explorado no livro – é dar atenção às pessoas ao seu redor, para mostrar que todas as pessoas têm problemas, grandes ou pequenos. E que estes causam ainda mais sofrimento na infância e adolescência.
Há, por exemplo, o drama de Olivia (Izabela Vidovic, muito bem no papel), irmã solitária do protagonista, que sempre perdeu para ele a atenção dos pais.
Com boas atuações, Extraordinário pode ter alguma chance (remota) no Oscar. Mas é nas bilheterias que já tem feito maravilhas – arrecadou US$ 88 milhões em três semanas de exibição nos Estados Unidos.
Os pais do garoto, interpretados por Owen Wilson e Julia Roberts, terão um papel muito importante nessa aventura de Auggie. A brasileira Sônia Braga também integra o elenco como sua avó.
Entre uma lágrima e outra, há uma narrativa sensível sobre a doçura e a melancolia da infância.

Amigos da escola percebem o quanto Auggie é extraordinário