Metabolismo Acelerado, alimentos como bacalhau e cacau ajudam a emagrecer

Chamados de termogênicos, demandam mais energia para serem absorvidos

Com o verão batendo à porta, muitas pessoas passam a procurar maneiras saudáveis de eliminar aqueles últimos quilinhos. A boa notícia é que é possível alcançar este objetivo sem deixar de comer. Especialistas recomendam incluir nas refeições alimentos ou bebidas termogênicas. Este tipo de comida necessita de um gasto energético maior que os demais para ser digerido pelo corpo, provocando uma aceleração do metabolismo.
“No almoço, você pode escolher um salmão grelhado no óleo de coco e, no lanche, um kiwi picado com farinha de linhaça. O suco verde preparado com couve, gengibre, abacaxi e limão também é uma ótima opção” – orienta a nutricionista Fernanda Freire.
Por ter grande variedade de produtos, existem os termogênicos que podem ser consumidos sozinhos, como o café e o chá verde, a aqueles que podem acompanhar outras comidas, como a pimenta e o gengibre.
É importante ressaltar que os alimentos termogênicos não fazem milagres. Para observar seus efeitos, é preciso incluí-los em uma rotina de vida saudável.
“Temos que lembrar que o alimento termogênico por si só não vai fazer o indivíduo perder peso. Então, devemos sempre associar seu consumo com uma dieta adequada e atividade física regular” – orienta a endocrinologista Larissa Avellar, da Clinée Medicina Estética.
As frutas termogênicas, por exemplo, podem ser consumidas por quase todas as pessoas, e em todas as idades.
Mas é preciso ficar atento quanto ao restante, pois eles podem provocar efeitos colaterais como taquicardia, ansiedade, insônia, dor de cabeça e até dependência, caso o uso seja exagerado.
“Cada pessoa deve procurar ajuda profissional (nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista) para saber o que pode comer e em qual quantidade. Nem todos podem tomar 10g de cafeína por dia” exemplifica Fernanda.