Estresse também é fonte de dor na região lombar

26---Estresse

A vida nas cidades grandes nunca foi tão estressante. Diante do corre-corre e dos problemas financeiros enfrentados por tanta gente, fica difícil passar um dia sem ter que respirar fundo para não estourar. O famoso – e perigoso – estresse, ressaltam especialistas, além de efeitos sobre as emoções, afeta o corpo como um todo, causando dores não só nos ombros e no pescoço, mas até na parte inferior da coluna.
“Parado no trânsito, por exemplo, querendo chegar ao destino, você fica tenso, faz contração muscular involuntária, que termina comprimindo estruturas como nervos e vértebras. Isso inicia o processo de dor. Pode ser nos ombros, no pescoço, no meio das costas, na região torácica e na lombar” – explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.
Pode ser difícil, mas a melhor forma de combater dores causadas pelo estresse é relaxar corpo e mente, diz o fisioterapeuta Sandro Raad. É preciso buscar atividades rotineiras que causem essa sensação.
Ele chama atenção ainda para os sinais de que o incômodo exige cuidados: “quando a dor, que aparecia e sumia, fica persistente e só aumenta até gerar uma lesão, tem que buscar ajuda médica e fisioterapia” – diz.
A dica para evitar dores é levantar de hora em hora no trabalho e buscar se alongar.