Estar apaixonado beneficia a saúde

Estágios do relacionamento têm efeitos diferentes no organismo

Dizer que o amor faz bem ao coração não é só uma metáfora romântica. Há também comprovação científica. Os benefícios, aliás, não se restringem aos cardíacos. Médicos explicam que estar apaixonado diminui o estresse e a ansiedade, aumenta a imunidade e pode até ajudar na cura de doenças. Os efeitos no organismo variam de acordo com os estágios do relacionamento.
“A paixão, principalmente a eufórica, do início, pode até diminuir problemas do coração, já que causa uma maior circulação sanguínea e provoca uma limpeza nos vasos, diminuindo a oxidação das células”, explica Lígia Brito, clínico-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
Na hora do beijo e do sexo, as vantagens também são muitas, diz a médica: “é como se estivéssemos fazendo uma atividade física, pois o coração bate mais rápido e mexemos vários músculos. Durante a relação, o organismo ainda produz grande quantidade de anticorpos no sangue”, esclarece Lígia, e diz ainda que, pelos olhos, dá para ver se alguém está apaixonado: “a íris, que é a parte colorida do olho, quase não aparece devido à dilatação da pupila”.
A sensação de ‘borboletas’ no estômago também é conhecida pelos apaixonados. Para a psicóloga Susi Andrade, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo, isso é sinal de ansiedade em querer ver o parceiro: “dá impressão de saciedade mesmo sem ter comido. Neste estado, boa parte da atenção é desviada para pensamentos no amado e os apaixonados costumam viver com a ‘cabeça nas nuvens’”.

18---Apaixonado-2