Hábitos nocivos deixam pés mais ásperos e grossos

O cuidado com os pés é algo que costumamos negligenciar. Há cosméticos para tudo em nossa casa: para a pele do rosto, para a área ao redor dos olhos, para as mãos, cabelos e até para a região do pescoço. Mas, quando perguntados sobre quais tipos de cuidados damos aos nossos pés, quase não há resposta. Fazer as unhas embeleza as unhas em si, e lixar os pés não conta, porque é uma ação que não os hidrata. Assim, todo esse descuido cede lugar para que surja uma pele grossa e áspera, deixando os pés sem beleza.
As asperezas das extremidades do corpo, em especial na região dos pés, costuma ocorrer por conta da pouca hidratação, assim como pelos atritos com outras superfícies. No caso das mulheres, os saltos altos constantes expõem os pés ao atrito, poeira e vento, enquanto os homens costumam investir em sapatos apertados que não deixam os pés respirarem. O resultado desse descuido? Problemas como ressecamentos, rachaduras, bolhas e calosidades, que detonam não só a beleza, mas em alguns casos também a saúde dos pés.
Segundo a podóloga Cláudia Andrea Olindino, consultora da marca de cuidados com os pés Footner da MIP Brasil Farma (http://mipbrasilfarma.com.br/footner), hábitos nocivos que cultivamos em nosso dia a dia, como a pouca ingestão de água, banhos quentes demorados, excesso de peso, o uso constante de sapatos e saltos apertados e uma alimentação pobre em nutrientes também podem contribuir para surgirem pés mais ásperos e grossos.
Como a pele demora até um mês para se renovar, é recomendado o uso de cosméticos para tornar os pés menos ásperos. Para os casos quando o pé está ressecado, a podóloga recomenda uma hidratação constante. Não é recomendado esfoliar os pés para os casos onde há rachaduras graves. Neste caso, é fundamental procurar um podólogo. Fora isso, o ideal é esfoliar e hidratar na sequência. Já para quem convive com calcanhares ásperos e que incomodam, a recomendação da especialista é investir na meia esfoliante, creme reparador e espuma hidratante para a região.