Egressa de sucesso para Estados Unidos

É transferida para uma das filiais da multinacional Hella Automotive

texto: Tatiane Dias (MTB 67029)

A egressa do curso de Engenharia de Controle e Automação da UniMAX – Centro Universitário Max Planck, Stella Pinheiro Mariscal, parte para mais um desafio em sua vida: atuar como engenheira de manufatura na filial da multinacional Hella Automotive na cidade de Flora em Illinois nos EUA (Estados Unidos da América). O sucesso da ex-aluna, na empresa, começou em 2016 com uma oportunidade de estágio indicada por um colega de sala. Depois de ser aprovada no processo, que incluía teste de inglês, concorrendo com vários candidatos, ela abandonou o emprego como compradora e embarcou em uma nova carreira.
Stella conta que antes de completar um ano na Hella, ela foi efetivada e passou a exercer o cargo de analista de processos, assumindo a área de engenharia de manufatura da empresa, momento em que teve a oportunidade de fazer vários treinamentos, inclusive o que lhe abriu as portas da carreira internacional. “Teve um treinamento em que precisei ir para os EUA, em fevereiro, passei duas semanas lá, fiz amizade com muitas pessoas e no último dia antes de vir embora, eles lançaram uma proposta, meio que na brincadeira, para ver o que eu respondia: ‘Você toparia vir?’ Eu disse: ‘Lógico, por que não?’”, lembra.
Poucos meses depois, surgiu uma vaga e uma colega do país a informou. A entrevista em inglês teve duração de uma hora e meia. Depois, ela viajou novamente aos EUA para conhecer o trabalho, com todos os custos bancados pela empresa. “Eles bateram bastante na tecla sobre o que eu esperava ser daqui dois ou três anos e falei que tinha muito a aprender. Eles queriam saber se eu queria algo mais, percebi que eles querem alguém que não seja apenas um engenheiro de manufatura, mas um líder ou um supervisor. Minha expectativa é crescer ainda mais”, acredita.
A egressa fala que a engenharia de manufatura é uma área nova na Hella do Brasil e que foi implantada a partir da sua chegada. Ela explica que o engenheiro de manufatura responde por tudo o que acontece na linha e todos os técnicos e operadores fazem parte da equipe do trabalho para melhoria de processos. Sua principal função é apontar melhorias de processos e trabalhar em cima de indicadores. “O conhecimento que adquiri na UniMAX foi tudo. Têm algumas pessoas que são mais voltadas para a parte técnica e outros para a administrativa como eu. A UniMAX contribuiu bastante sobre como saber lidar com as pessoas, porque no curso de Engenharia de Controle e Automação você tem uma base de tudo, mecânica, elétrica e eletrônica. Então conseguimos conversar sobre tudo. Aprendi muitas coisas que não sabia na parte técnica”, destaca.
Do período de estudante, Stella recorda do suporte dado pela Instituição por meio dos professores, que a auxiliaram no pouco conhecimento técnico que possuía da área no início do curso. “Tenho uma proximidade muito grande com alguns professores daqui, principalmente, com o coordenador, Leandro que foi meu professor, com o professor Sotelo e com a professora Rosane de Estatística, todos eles me ajudaram 100% em tudo o que precisei”, afirma.
Por fim, ela indica àqueles que querem iniciar um Curso Superior: “façam inglês que é essencial em qualquer lugar. Hoje, você não consegue uma boa vaga ou um bom salário se não tiver inglês”, recomenda.

VESTIBULAR 2019
Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck. Para se inscrever acesse www.faculdademax.edu.br Mais informações pelo telefone: (19) 3885-9900.