Educação para inclusão social

Os alunos do período integral do Colégio Montreal, com idade entre 3 e 9 anos de idade, estão participando de uma atividade que visa contribuir para a inclusão social, educacional e cultural das crianças com necessidades especiais.
Para isso, a boneca Sofia foi apresentada às crianças. Ela simula uma criança com deficiência visual. O projeto conta com a participação das famílias dos alunos, uma vez que durante um fim de semana, cada aluno deve levar a boneca para casa para cuidar e brincar. Depois disso, eles relatam a experiência obtida em um caderno com
perguntas.
“A família é muito importante no movimento da inclusão, no papel de instruir e orientar seus filhos quanto ao assunto abordado”, declara Cleide Batista, recreacionista. “O resultado é recompensador porque percebemos o quanto as crianças são acolhedoras e sensíveis, mesmo sendo uma boneca”, acrescenta a recreacionista Rosalina Gianotto. “As crianças descobrem a importância e a necessidade de respeitar e incluir o próximo, seja ele com deficiência ou não”, afirma a recreacionista Marcela Domingues.