Du Tonin toma posse como vereador de Indaiatuba

Com a filha nos braços, ele repete gesto do pai e em discurso exalta legado da família

Eduardo Tonin (Podemos) tomou posse como vereador de Indaiatuba nessa última segunda-feira (6)na 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal em 2023. Na cerimônia, Du Tonin, como é conhecido na cidade, fez o juramento de posse, ato simbólico que marca o início do mandato.

Eduardo fez questão de repetir o gesto de seu pai, José Carlos Tonin, de 40 anos atrás, no corredor do plenário da Câmara. Com sua filha Rafaela nos braços, de apenas 6 meses de idade, e seu pai ao lado, ele caminhou até a mesa da presidência do legislativo municipal.

A mesma coisa havia feito José Carlos Tonin, em sua posse como prefeito da cidade, só que naquele momento, a criança de colo era justamante Eduardo Tonin.

“Entrar com minha filha no colo e junto ao meu pai e repetir o mesmo gesto dele, foi muito simbólico para mim. Hoje estou unindo o passado, o presente e o futuro”, declarou Du Tonin em seu discurso de posse.

Vontade do povo
“Assumo pela vontade do povo de Indaiatuba revelada nas urnas a quem humildemente agradeço com o firme propósito de que essa representação à Câmara Municipal atenda aos interesses maiores de Indaiatuba, naquilo que ela mais precisa e para aqueles que mais precisam”, prosseguiu.

“Como vereador de oposição o nosso mandato terá como norte buscar o melhor pra nossa cidade, pautado pela verdade e transparência, com vigilância diuturna do que acontece na vida pública da cidade, do que está às claras e do que nos subterrâneos estiveram ou estão”, disse.

Experiência
Eduardo Tonin tem 41 anos e assume como vereador na vaga de Ricardo França, que renunciou ao cargo para assumir o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Com apenas 16 anos de idade foi morar e estudar nos Estados Unidos, onde cursou o ensino médio. De volta ao Brasil graduou-se em engenharia pela PUC de Campinas e posteriormente, na mesma cidade, fez pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na FGV.

Foi diretor da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba e, por sete anos, secretário de Indústria, Comércio e de Governo da Prefeitura de Cabreúva.

Legado
Ainda discurso de posse, ele relembrou alguns dos legados que sua família deixou para a cidade. O pai, José Carlos Tonin, foi prefeito e deputado estadual. O tio, Flávio Tonin, além de vereador e presidente da Câmara, também foi prefeito.

“Fizemos a primeira UTI de Indaiatuba no Haoc. Na área da educação e cultura, a Fatec, a Fiec, o Sesi, o Senai, a Fundação Pró Memória e o Casarão Pau Preto. Na segurança, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, Delegacia de Defesa da Mulher”, lembrou Du Tonin.

“Além disso, na área de emprego e renda, criamos o Distrito Industrial, viabilizamos a instalação da Toyota e a obra que trouxe o maior desenvolvimento para Indaiatuba nos últimos 50 anos, ligando Campinas à Sorocaba que foi a duplicação da SP-75″, acrescentou.

Já na primeira sessão como vereador, Tonin já apresentou sugestões à Prefeitura. Entre estas, está o pedido para a implantação de um caixa eletrônico 24 horas no Terminal Rodoviário Maurílio Gonçalves Pinto. E mais uma solicitação para que a Prefeitura consiga, junto à Viação Bonavita, ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência (PCD).

Estiveram presentes na posse, autoridades do município e de outras cidades. Entre elas, o ex-prefeito e ex-deputado, José Carlos Tonin, o ex-prefeito e ex-vereador Flávio Tonin, o deputado federal Bruno Ganem, os deputados estaduais eleitos Clarice Ganem e Ricardo França, o ex-prefeito de Cabreúva, Henrique Martin e o vereador, de Louveira, Nilson Cruz.

Texto: Rogério Elias / Fotos: Acervo Pessoal, Rogério Elias e Divulgação – Câmara de Indaiatuba