30% têm dificuldade em fazer atividades diárias idosos

17 - Longevidade

Reduzir perda da capacidade funcional é base de novas diretrizes.

Um estudo realizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, da Fiocruz de Minas, apontou que 30,1% dos idosos brasileiros têm alguma dificuldade para realizar atividades da vida diária, como tomar banho, fazer compras e utilizar o transporte público. Por conta disso, o Ministério da Saúde estabeleceu – e divulgou – medidas para reduzir o risco de perda da capacidade funcional, além de aumentar a sobrevida e o desempenho cognitivo da população da terceira idade, que já representa 14,3% dos brasileiros.

“A nossa proposta é que o olhar não seja focado apenas na doença e sim na saúde, ou seja, vamos parar de financiar a doença e investir em um atendimento integral à população idosa, justamente para evitar que essas pessoas desenvolvam doenças” – destaca o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A partir de agora, o cuidado passa a ser orientado pela avaliação clínica, psicossocial e funcional do idoso. O acompanhamento desses pacientes será baseado em ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, tratamentos, reabilitação e cuidados paliativos.

Com as novas diretrizes, o médico deverá levar em consideração, por exemplo, o nível de independência e autonomia para atividades cotidianas, as necessidades de adaptação ou supervisão de terceiros, a vulnerabilidade social e o estilo de vida das pessoas idosas, como alimentação, prática de exercícios, prevenção de quedas, hábitos de saúde e histórico clínico.

“Já foram 14 mil profissionais capacitados no ano passado e este ano outros 10 mil devem ser capacitados” – reforça o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo.

Texto: Evelin Azevedo/todo extra