Discovery Sport tem desempenho melhor

Toyota tem ampla rede de concessionárias e peças são mais em conta fotos: divulgação
Toyota tem ampla rede de concessionárias e peças são mais em conta
fotos: divulgação

Utilitário-esportivo com motor a diesel, câmbio automático, sete lugares e tração 4×4: essas são as características que unem a nova geração do Toyota SW4 e do Land Rover Discovery Sport, que no segundo semestre passará a ser feito em Itatiaia (RJ). O renovado modelo argentino sai a R$ 229.500, enquanto o inglês parte de R$ 230.196 e chega a R$ 238.436 com a sétima fileira de bancos, que é opcional na versão avaliada, SE.
Vitorioso neste duelo, o Discovery Sport tem estrutura monobloco, mais sólida que a do rival, além de melhores mecânica e dirigibilidade. A base de chassi sobre longarina do Toyota reduz o conforto e a prejudica sua dirigibilidade.
A disparidade só não foi maior porque, apesar de ter seguro mais em conta, a cesta de peças do Land Rover é R$ 7 mil mais cara que a do SW4.
A lista de itens de série de ambos é ampla e inclui sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistentes de partida em aclive e de descida, acionamento elétrico do diferencial, câmera na traseira e central multimídia com navegador GPS, leitor de DVDs e TV.
O Land Rover tem a mais sensor de obstáculos na frente, mas o SW4 traz chave presencial e faróis ‘full-LED’ – os do Discovery são de xenônio.
O acabamento interno é muito bom em ambos. No Land Rover, o seletor giratório que faz as vezes de alavanca de câmbio e se ‘esconde’ no console ao desligar o motor se destaca.
Com entre-eixos de 2,74 metros, essa dupla acomoda bem cinco adultos. Na terceira fileira, que tem acesso difícil em ambos, só cabem crianças.
Ponto para o Land Rover, no qual o sistema é mais simples de acionar e não compromete o espaço interno quando há sete pessoas a bordo.
No uso urbano, os 4,79 metros do Toyota – 20 cm a mais que o rival – atrapalham na hora de procurar vagas. Além disso, o SW4 requer mais manobras para estacionar.