Versão Nismo do March aposta na dirigibilidade
O Nissan March Nismo é um esportivo diferente. Se o motorista pegar o manual e constatar que seu motor 1.6 gera 116 cv, só 5 cv a mais que a versão ‘normal’, provavelmente não vai se animar ao segurar o volante. Mas é aí que está a graça: todo o trabalho feito pela preparadora da marca japonesa nas suspensões, câmbio, escapamento e freios deixa o hatch tão legal de guiar que o valor de potência enviado às rodas dianteiras vira algo secundário.
Logo ao entrar no carro dá para perceber que existe algo diferente. Bancos do tipo concha, volante coberto com alcantara com a marcação no meio e pedaleiras de alumínio estão lá para dar o tom esportivo. Ao girar a chave, o escapamento mais ‘liberado’ e o pouco isolamento acústico deixam o som do 1.6 invadir a cabine de forma agradável, como o sussurrar de uma cantora de jazz.
Mas é nas curvas que o carrinho conquistará quem gosta de conduzir esportivamente. A suspensão é dura na medida certa e os amortecedores ajudam a garantir um comportamento impecável à carroceria. É um trabalho impressionante de equilíbrio.
Os freios, feitos pela própria Nismo, são muito eficientes. O câmbio tem engates curtos, o que faz com que o March ofereça mais agilidade em arrancadas e retomadas que velocidade final – esse, aliás, não é seu principal objetivo.
Apêndices aerodinâmicos interessantes incrementam o pacote visual, que resulta em um estilo bem radical.
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.6, 4 cil., 16V, gasolina
Potência (cv): 116 a 6.000 rpm
Torque (mkgf): 15,9 a 3.600 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas
Fonte: Honda
+PRÓS
ESTABILIDADE: Trabalho do amortecedor e das suspensões é excelente e torna o March um verdadeiro ‘rei das curvas’.
+CONTRA
DESEMPENHO: Motor 1.6 de apenas 116 cv não faz desse Nismo um legítimo esportivo.