Confira dicas para dirigir nos dias de chuva

Em período de chuva, típicos da primavera e do verão, é importante tomar cuidado não apenas com a maneira de dirigir, mas com alguns equipamentos do veículo. Entre os itens que merecem mais atenção estão os pneus e os sistemas que garantem boa visibilidade.
Os pneus têm de estar em bom estado para oferecer a melhor aderência, que fica comprometida se a pista estiver molhada. A checagem é simples e pode ser feita por meio do TWI, uma espécie de ‘calombo’ dentro do sulco, cuja altura é de 1,6 mm que, ao ser alcançada, indica que é hora de trocar. Também é importante mantê-los sempre calibrados que deve ser feito a cada 15 dias.
O alinhamento e o balanceamento também devem ser mantidos em dia, pois caso contrário, será mais difícil controlar o carro em situação de aquaplanagem.
Verifique os componentes do limpador de para-brisa. As palhetas são as que merecem maior atenção, pois ressecam com facilidade. Se isso acontecer, não cumprirão sua função adequadamente. Outra boa dica é limpar as palhetas com um pano molhado e evitar produtos abrasivos.
É importante manter o para-brisa limpo e o reservatório de água do sistema sempre cheio. Os faróis e lanternas também requerem atenção. “Mesmo de dia, em situações com pouca visibilidade, como chuva e neblina, eles são importantes para que seu carro seja visto pelos outros”, afirma o diretor do centro de pilotagem que leva seu sobrenome, Roberto Manzini. Segundo especialistas, alguns itens podem sofrer danos pela ação da chuva e ter desgaste prematuro. Entre os mais vulneráveis está o escapamento. Há risco de a peça enferrujar com a entrada da água, que não tem por onde sair. Uma dica é verificar o sistema após usar o carro sob chuva muito forte.
Mesmo que a visibilidade esteja ruim, não ligue o pisca alerta em movimento ou o farol alto, pois isso pode atrapalhar os outros motoristas. No primeiro caso, a infração é média, com quatro pontos na CNH e multa de R$ 85,13. No segundo, é grave (cinco pontos e R$ 127,69).

DICAS DE DIREÇÃO
Aquaplanagem: Para evitá-la, reduza a velocidade e fique de olho em poças d’água. Não há uma indicação para a chuva. O motorista deve ir ‘sentindo’ o carro. Volante leve é sinal de que o pneu está perdendo aderência.
Freios: Em carro com ABS, o indicado é colocar toda a pressão no pedal de freio, até ele parar. Porém, sem o sistema, não se deve fazer isso, pois as rodas vão travar. O correto é pressionar e tirar o pé do pedal em movimentos rápidos, até a parada total.
Alagamento: Um carro só pode passar se a água for até, no máximo, metade da roda. Se for preciso percorrer a enxurrada, espere que um carro mais alto passe antes, para ter noção da profundidade. Então, engate a primeira marcha, mantenha o giro do motor alto e a aceleração, lenta e constante.