Cuidado com pneus aumenta a segurança

A segurança é o item número um na lista de preocupações de quem dirige. Tendo isso em mente, o Movimento Maio Amarelo tem o intuito de conscientizar a população sobre a segurança viária e a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) é uma das entidades apoiadoras da iniciativa. O slogan deste ano é “Minha Escolha Faz a Diferença” e a mobilização ocorre em todos os estados do Brasil e em mais 25 países dos cinco continentes.
Para contribuir com a divulgação das boas práticas de segurança no trânsito, a Anip elencou uma série de dicas e informações para tornar sua viagem mais segura.
Não circule com pneus carecas: o “Tread Wear Indicator” (TWI) é uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que está localizada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.
Calibre seus pneus: os pneus devem ser calibrados semanalmente quando estiverem ‘frios’ de acordo com indicações que constam no manual do fabricante do veículo. A baixa pressão é especialmente nociva, pois torna a direção pesada, aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. A pressão acima do determinado reduz a aderência do pneu, comprometendo a segurança.
Balanceamento e alinhamento: o controle do balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados, quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.
Faça o rodízio de pneus: o rodízio compensa a diferença de desgaste dos pneus, além de trazer mais estabilidade e eficiência. No caso de pneus diagonais de passeio, o rodízio deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados. Já para os pneus radiais de passeio, deve ser realizado a cada 8 mil quilômetros.